A Turquia vai dar água ao Iraque, atingido por uma grave seca, abrindo as comportas das suas barragens sobre o Rio Eufrates, anunciou hoje o governo de Istambul.
"Perante as condições difíceis e com o objectivo de ajudar o povo iraquiano, vamos fazer passar, até 20 de Outubro, 500 a 550 metros cúbicos de água por segundo", declarou o ministro turco do Ambiente, Veysel Eroglu, no final de uma reunião interministerial Turquia-Iraque, em Istambul.
O ministro iraquiano dos Negócios Estrangeiros, Hoshyar Zebari, que participou no encontro, estima que o débito é "suficiente".
O Iraque tinha acusado a Turquia de reter água, apesar das promessas de aumento do débito do Eufrates, um rio longo, de 2.800 quilómetros, que nasce na Turquia e atravessa a Síria e o Iraque.
Nos termos de um acordo turco-iraquiano com 22 anos, a Turquia aceita manter sobre o Eufrates uma média de um débito anual de 500 metros cúbicos por segundo.
sexta-feira, 18 de Setembro de 2009
20:39
Canários carmelitas
5 de Setembro de 2009 Turquia vai dar mais água ao Iraque e à Síria
Horas antes, o ministro turco da Energia, Taner Yildiz, dizia que o país já estava demasiado pressionado por pedidos de água e energia e não podia aumentar mais o fluxo de água.
As disputas de água ameaçam perturbar as novas relações amistosas entre a Turquia e os seus vizinhos e complicar a ambição de levar a estabilidade à região, numa altura em que as populações de três países aumentam, crescendo assim o consumo de água.
Diário Digital / Lusa

