27 de outubro de 2009

Em setubal hoje e nos próximos dias

Santour, daf, tar, bamtar, dayereh, ney, kamancheh e tombak, instrumentos tradicionais iranianos, deram música dia 27 à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ao compasso dos Golbang.


Formado por três mulheres e três homens – Behnaz Zakeri, Nazila Lagha, Azade Lagha, Mostafa Sanai, Jalal Amir Saidi e Abolhassan Kar Gosha – o grupo Golbang tem dado a conhecer, desde o início dos anos 90, a cultura do Irão.

A musicalidade iraniana da banda tem sido levada por todo o mundo, através de concertos e festivais. 
Em Portugal, o grupo tem estado a actuar numa série de espectáculos diários, numa digressão promovida pela embaixada do Irão, no âmbito da qual se realizou o concerto de Setúbal, com a duração de uma hora. 
O espectáculo, do programa municipal “Mês da Música”, teve lotação esgotada e contou com a presença do embaixador iraniano em Portugal, Rasool Mohajer. 




                               Canário timbrado Espanhol


Behnaz Zakeri, a líder dos Golbang, compositora e santourista, é também professora universitária, perita do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irão e membro da Orquestra Sinfónica Nacional do Irão.
As actividades do “Mês da Música” continuam até ao final de Outubro, com uma tertúlia dedicada às “Rádios Locais em Setúbal, na quinta-feira, dia 29, às 22h00, no restaurante-bar Três 15 Dias, com a participação dos jornalistas Natália Abreu e Guilherme Santos.

Professores e alunos da Escola de Música Dámsom actuam no dia seguinte, às 21h30, no Salão Nobre, sendo que, à mesma hora, na Capricho Setubalense, tem início um espectáculo organizado com a parceria da Experimentáculo, com a actuação do grupo de rock Os Tornados.
A terminar o mês, no dia 31, pelas 11h00, no Largo da Misericórdia, realiza-se um concerto da orquestra da Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense e, às 21h30, no Club Setubalense actuam os Drumme’s, grupo oriundo da Arena Criatividades Musicais.



Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay