19 de outubro de 2009

Jardim Zoológico de Lisboa consegue reproduzir o ameaçado Calau Trombeteiro



O Jardim Zoológico de Lisboa anunciou o sucesso da tentativa de reprodução em cativeiro da ave Calau Trombeteiro (Bycanistes bucinator).

Este sucesso coloca o Zoo de Lisboa entre as poucas instituições mundiais que conseguiram «ultrapassar as dificuldades de reprodução sob protecção humana desta espécie», segundo o divulgado em comunicado.
Devido às suas particularidades, é extremamente difícil fazer com que o Calau Trombeteiro se reproduza fora do seu habitat natural.
O casal reprodutor «não pode ser perturbado» a diferentes níveis: por factores naturais, como alterações climatéricas (principalmente chuvas e trovoadas), e pelo Homem (entrada e limpeza das instalações, a alimentação, material natural como vegetação, substrato e troncos existente nas instalações, entre outros)», continua o Zoo.
Em todo o mundo, não estão registados mais de 44 machos, 50 fêmeas e 16 indeterminados. Em 2008, foram registados apenas cinco nascimentos de Calau Trombeteiro, de acordo com o International Species Information System (ISIS): três na Europa (em duas instituições) e duas crias nos EUA (uma delas numa instituição).

Diário Digital

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay