21 de outubro de 2009

Projecto regional de voluntariado em torno da água formalizado na Universidade do Algarve

Promover o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce através da monitorização voluntária é o principal objectivo do projecto "Voluntariado Ambiental para a Água", que envolve dez entidades no Algarve e cujo protocolo é assinado terça-feira.

O projecto é da responsabilidade da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve que, em parceria com nove entidades, entre as quais a Universidade do Algarve (UAlg), vai promover acções de formação sobre a temática.
A realização da acção "Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce", que decorre ao longo do ano lectivo, marca o início do projecto, que envolve professores do ensino básico, secundário e superior.
A ideia de organizar uma rede de formação no Algarve sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce surgiu da falta de formação neste domínio e da inexistência de materiais pedagógicos.














O objectivo é levar professores e alunos a compreender a estrutura, função e valor dos ecossistemas de água doce, bem como a relação entre a qualidade de vida dos cidadãos e a qualidade da água, refere a UAlg em comunicado.
projecto envolve a ARH/Algarve, a UAlg, a Direcção Regional de Educação do Algarve, a Universidade de Évora e seis centros de formação espalhados por várias cidades algarvias.
O protocolo é assinado terça-feira, às 15h00, na sala de seminários da reitoria do "campus" de Gambelas da Universidade do Algarve.
Primeira acção passa por processo de formação
A primeira acção de formação no âmbito deste projecto consiste numa acção de formação que decorrerá durante o ano escolar de 2009/2010 nos Centros de Formação das Associações de Escolas do Algarve (CFAE do Algarve).
Compreender os ecossistemas de água doce, a sua estrutura, a sua função e o seu valor é fundamental para todos os cidadãos, em especial para os jovens, sendo que o conhecimento acerca destes assuntos ajudará professores e alunos a compreender quão sensíveis são estes ecossistemas, actualmente mais ameaçados do que nunca, e em que grau a qualidade da água influencia as nossas vidas.
Atendendo à falta de formação neste domínio e dado que não existem manuais pedagógicos integrados que possam ajudar professores e alunos a compreender como a nossa qualidade de vida depende da qualidade da água - e a perceber que os ecossistemas naturais não têm fronteiras – organizou-se uma rede de formação no Algarve sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce, a qual a UAlg integra, que assegurará no decorrer do presente ano lectivo acções de formação nos CFAE do Algarve, no âmbito das quais será dada uma ênfase especial à utilização dos materiais Confresh na sala de aula, em trabalho de campo e em trabalho laboratorial por professores e alunos.
















“Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce” é, justamente, como se designa esta primeira acção de formação que assim marca o arranque do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”, dinamizado pela ARH Algarve em parceria com diversas entidades regionais.
O protocolo que formaliza esta rede de parcerias, fixando os objectivos a que se propõem todos os parceiros, bem como as respectivas responsabilidades no contexto da acção de formação sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce, será assinado no dia 20 de Outubro na UAlg.
Projecto envolve níveis de ensino básico, secundário e superior
Promover a educação para a conservação e o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce, através da monitorização voluntária é a principal meta do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água”.
As dez entidades que subscrevem o protocolo têm por objectivo, em simultâneo, actuar junto das escolas do ensino básico e secundário, através da formação específica dos professores e da pilotagem de material pedagógico inovador, potenciando assim um aprofundamento de conhecimentos teóricos e didácticos no âmbito dos ecossistemas de água doce.
O projecto “Voluntariado para a Água” é da responsabilidade da ARH Algarve, que conta com nove parceiros regionais para concretizar os objectivos propostos.
Assim, colaboram neste projecto, além da UAlg, a Universidade de Évora, a Direcção Regional de Educação do Algarve, o Centro de Formação Dr. Rui Grácio (Lagos), o Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves (Albufeira), o Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique (Portimão), o Centro de Formação do Litoral à Serra (Loulé), o Centro de Formação de Escolas da Ria Formosa (Faro) e o Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio (Vila Real de Santo António).


















Constituem também metas do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água” promover a biomonitorização da qualidade de água em troços de rios e ribeiras recorrendo a macroinvertebrados bentónicos, bem como identificar e aplicar as novas metodologias de avaliação da qualidade dos ecossistemas de água doce, de acordo com a Directiva Quadro da Água.
Inovar e desenvolver boas práticas pedagógicas, promover atitudes para a protecção e sustentabilidade dos ecossistemas da água doce e avaliar o impacto da inovação pedagógica no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos fazem igualmente parte dos objectivos a alcançar.
UAlg prepara conteúdos e assegura qualidade científica da formação
No âmbito da primeira iniciativa do projecto “Voluntariado para a Água”, que consistirá na acção de formação “Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce”, compete à UAlg colaborar com o CFAE Dr. Rui Grácio e com a ARH Algarve na preparação dos conteúdos programáticos e, em parceria com a UE, apoiar os CFAE do Algarve na realização desta acção de formação, assegurando a formação e o apoio necessário às escolas envolvidas.
A UAlg também assegurará a auditoria científica do projecto em si, igualmente em colaboração com a UE, garantindo assim a fiabilidade dos dados colhidos, de modo a que estes dados possam integrar uma base de dados “voluntária” referente à qualidade biológica dos cursos de água da região hidrográfica do Algarve.
Analisar os resultados e elaborar um relatório final sobre a formação, bem como colaborar na produção de documentos informativos que contribuam para a divulgação do projecto “Voluntariado Ambiental para a Água” são também responsabilidade da UAlg enquanto parceira neste projecto dinamizado pela ARH Algarve.
Barlavento online

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay