20 de novembro de 2009

Grupo de icebergues aproxima-se da Nova Zelândia


















Um grupo de quatro icebergues da Antárctida aproxima-se da Nova Zelândia e encontra-se a cerca de 400 km de distância do sul do país, informaram cientistas neozelandeses esta sexta-feira.
Os quatro blocos de gelo foram vistos por Rodney Russ, da Heritage Expeditions, quando se encontrava a bordo do navio turístico «Spirit of Enderby».
Russ indicou, em comunicado de imprensa, que os icebergues estão a deslocar-se rumo ao norte a uma velocidade de 1,25 km/h, embora pela maior temperatura de água também começam a deteriorar-se e quebrar.
O especialista na Nova Zelândia Subantártica explicou que nunca antes o navio tinha estado em «alerta de icebergue» e advertiu que os grandes pedaços de gelo supõem um grande risco para a navegação.
Trata-se de um fenómeno similar ao ocorrido em 2006, quando um grupo de enormes blocos de gelo aproximou-se até 25 km de distância do litoral sul do país.
Os icebergues procedem provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross, que se rompeu entre 2000 e 2002, segundo Mike Williams, cientista do Instituto de Pesquisa Atmosférica e Água.
Williams acrescentou que os blocos de gelo talvez sejam de água doce pois estão formados por neve consolidada, pelo que podem transformar-se em água potável, e acrescentou que o ar contido no icebergue poderia criar bolhas na água.

No entanto, o cientista apontou que se fizeram estudos com esse objectivo em 1970 e não se encontrou uma forma economicamente eficiente de transformar a neve consolidada em água.
Diário Digital

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay