Município inaugurou este sábado os primeiros dez quilómetros de ciclovias ribeirinhas que vão proporcionar um estreito contacto com a Natureza. O percurso surge no âmbito do programa “Murtosa Ciclável”
“Queremos abrir-nos ao País e ao mundo”. Foi com estas palavras que António Santos Sousa, presidente da Câmara Municipal da Murtosa inaugurou esta manhã os primeiros dez quilómetros do “Naturia- Percurso Visitável da Natureza”.
A sala da Associação Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas foi pequena para as cerca de cem pessoas interessadas no projecto que vai dar a conhecer a marginal sul junto à Ria onde se esconde um património natural único.
O percurso inaugurado surge no âmbito do programa “Murtosa Ciclável” e liga o cais do Bico e Ponte da Varela, atravessando a Ribeira de Pardelhas, Ameirinhos, Mamaparda e Béstida com vias de acesso a bicicletas e peões.
No trajecto existem placas a sinalizar locais de interesse paisagístico e cultural, bem como espaços para descanso e parques para estacionamento de bicicletas.
A aproximação da população à Ria de Aveiro e a promoção de uma educação protectora daquele ecossistema são dois objectivos do projecto.
Por outro lado, António Santos Sousa acredita que o “Naturia” pode tornar-se uma oportunidade de desenvolvimento da região murtoseira.
O concelho pode transformar-se numa zona de eco turismo capaz de potenciar novas oportunidades económicas a nível local, assim como mais emprego e qualidade de vida para a população.
O “Naturia” é um projecto desenvolvido pela empresa Ecoinside, a convite da Câmara Municipal da Murtosa e Universidade de Aveiro, duas entidades parceiras na implementação do programa “Murtosa Ciclável”, o qual dotará aquele concelho de uma rota de vias de acesso para bicicletas.
Protecção da natureza Rui Brito, da Ecoinside, destacou a importância dos percursos. “Com este projecto queremos tornar a Murtosa um destino de referência a nível global”, referiu.
O “Naturia” ajudará “a aproximar a população da Ria”, tornando-se, ainda,“um projecto sustentável de protecção da natureza”.
Carmen Martins Associação Ornitófila Cidade de Aveiro
Murtosa
21-NOV-2009 14:30
Projectos na área do turismo de natureza incentivados pelo Presidente da República
Turismo de natureza. A nova aposta da Murtosa, no coração da ria de Aveiro, para abrir oportunidades de progresso que o Presidente da República fez questão de conhecer, apesar do mau tempo, no segundo dia do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras que decorre desde ontem no distrito.
“Estão mais de 180 aves identificadas, queremos aproveitar esta riqueza natural. Há nichos de mercado, como a observação de aves. É dos melhores locais para tal, nomeadamente para apreciar a garça-vermelha”, explicou Rui de Brito, do projecto Naturia, uma iniciativa local.
Cavaco Silva queria também experimentar a nova ciclovia de cinco quilómetros mas a chuva não deixou.
Já na escola secundária da Murtosa, considerada exemplar, o Chefe do Estado ouviu o autarca local,Santos Sousa, alertar para a necessidade de defender a Ria.
“Há necessidade de fazer o controlo da entrada e saída das águas, para restabelecer o reequilíbrio do ecossistema e consequentemente para que apareçam as maternidades de peixes, tornando a pesca artesanal sustentável”, avisou.
Cavaco Silva explicou a sua presença na Murtosa para incentivar os projectos locais de turismo ambiental. “É uma opnão certa, para contribuir a emigração e reter os jovens, criando novos empregos qualificados”.
A manhã terminou numa piscicultura na Torreira que exporta quase toda a sua produção.
Notícias de Aveiro