03 DEZ 09 às 22:26
Tsf
A ACAPO, a Empresa do Metro do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criaram um sistema de navegação acústica no metro (NAVMETRO), com o intuito de facilitar o acesso dos invisuais à rede.
O sistema foi testado ontem. João Fernandes, formador na Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), invisual, experimentou o NAVMETRO, na maior estação da rede: Trindade, no centro do Porto. "Este projecto permite autonomia aos invisuais.
Aumenta e melhora a nossa auto-estima, pois não nos torna tão dependentes", refere João Fernandes, contando que, em experiências anteriores, invisuais menos experientes na rua só demoraram mais 15 segundos do que ele a concluir o teste.
Aumenta e melhora a nossa auto-estima, pois não nos torna tão dependentes", refere João Fernandes, contando que, em experiências anteriores, invisuais menos experientes na rua só demoraram mais 15 segundos do que ele a concluir o teste.
Depois de um registo na loja do andante, qualquer invisual pode usufruir de um número gratuito para se deslocar dentro da estação de metro.
Depois de ligar para esse número, uma base de dados irá expor as várias opções disponíveis. Se, por exemplo, o invisual chega à estação de metro já com bilhete e deseja validá-lo, basta escolher essa opção. O sistema é activado e produz o som de pássaros, para que o invisual se dirija à máquina de validação.
Depois de ligar para esse número, uma base de dados irá expor as várias opções disponíveis. Se, por exemplo, o invisual chega à estação de metro já com bilhete e deseja validá-lo, basta escolher essa opção. O sistema é activado e produz o som de pássaros, para que o invisual se dirija à máquina de validação.
"Temos uma vasta biblioteca de sons, mas escolhemos o som de passarinhos porque é agradável e funcional e não incomoda as restantes pessoas", explica Diamantino Freitas, da FEUP, responsável pela equipa técnica.
"Encaminhamento" é o nome deste sistema. Traduzido à letra, é mesmo isso que faz. Encaminha o invisual para onde quiser, dentro da estação de metro, através de sons auxiliares.
Mariana Rocha, vice presidente da ACAPO, também esteve presente no teste de ontem e reconheceu que o sistema tem muita potencialidade.
A equipa que desenvolveu o sistema já foi a Lisboa, a convite da Fundação Gulbenkian, para a fazer apresentação do projecto, que poderá vir a ser utilizado, também, em edifícios públicos.
"Este projecto pode ser aplicado noutras instituições, como nas Finanças ou até num museu", sublinha Manuel Paulo Teixeira, arquitecto e responsável técnico da Empresa do Metro do Porto.
De acordo com as informações prestadas ao JN, o sistema de navegação acústica no metro deverá começar a funcionar em pleno ainda durante este ano.
Serviço inédito a nível mundial é disponibilizado a partir de 2 de Dezembro
O serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto para cegos e amblíopes - está disponível a partir do dia 2 de Dezembro. Trata-se de uma ferramenta inovadora, que permite aos clientes com deficiência visual serem «conduzidos» nos vários momentos de utilização do sistema - escolha de título, validação, encaminhamento no interior da estação -, disponibilizando igualmente informação genérica sobre o Metro - linhas, horários, títulos.
Desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o NAVMETRO é uma inovação tecnológica que resulta de meses de investigação e desenvolvimento e do profundo trabalho de uma equipa de técnicos, investigadores e académicos. Com o objectivo de tornar a rede do Metro mais acessível e garantir as melhores condições de integração aos cidadãos com deficiência visual.
Basicamente, o NAVMETRO é uma ferramenta inédita a nível mundial, consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o seu aparelho (de qualquer operadora, marca e modelo, sem carecer de qualquer funcionalidade ou aplicação específica), um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, «guiado» nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar, encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora.
Os clientes registados poderão aceder, via Linha Olá Metro, aos seguintes serviços e áreas de informação:
Sistema de orientação NAVMETRO;
Estações existentes em cada linha;
Características das estações;
Horários em cada estação para as diferentes linhas;
Título/bilhete que deve ser adquirido indicando as estações de origem e de destino;
Serviço de apresentação de sugestões e reclamações sobre o serviço;
Serviço de perdidos e achados;
Informação específica do sistema de bilhética Andante a partir do reencaminhamento da chamada para a linha Andante.
Realça-se que, para as pessoas cegas ou amblíopes registadas no NAVMETRO, a utilização do serviço é totalmente gratuita.
Para efectuar o registo, dirija-se à Delegação do Porto da ACAPO (Rua do Bonfim 215, Porto entre as 09H00 e as 18H00 nos dias úteis), ou à Loja Andante da Estação da Trindade (às terças e quintas-feiras das 17H00 às 20H00 e aos sábados das 10H00 às 13H00).
Em funcionamento a partir de 2 de Dezembro, o NAVMETRO tem desde já disponíveis todas as funções informativas. A função de encaminhamento está limitada, nesta fase, à Estação da Trindade (a de maior procura em toda a rede do Metro do Porto).
Numa fase posterior, a função de encaminhamento será instalada em outras estações subterrâneas do sistema).
Lembramos que a ACAPO possui um protocolo com a Metro do Porto, S. A., o qual tem suportado toda a relação estabelecida entre estas Entidades nos últimos anos.
Para que o Metro do Porto, meio de transporte cada vez mais relevante ao nível da zona metropolitana do Porto, seja cada vez mais acessível aos clientes com deficiência visual, está em fase de negociação um novo protocolo, o qual permitirá uma maior e mais profícua interacção entre ambas as instituições.
Actualizado em ( Segunda, 07 Dezembro 2009 10:30 )
ACAPO


