30 de dezembro de 2009

zona oeste...






Edição de 06-08-2003
No distrito de Leiria e zona Oeste, os incêndios que têm comido floresta e mato, situam-se nas zonas de Leiria – atingindo o Pinhal de Leiria, área protegida. O incêndio que se terá iniciado perto da Marinha Grande, nas Matas Nacionais do Samouco, numa área protegida, progrediu para norte em direcção a Pombal

Edição de 26-09-2003
Oeste também não foi poupado neste Verão
Grandes incêndios à volta das Caldas

Pedro Antunes // Edição de 05-08-2005
Ao final da tarde de hoje estão ainda activas, e por circunscrever, duas frentes de fogo do concelho de Óbidos, na zona da Usseira. A mais preocupante é a de Vale Escuro, Casal do Feno, às portas de Óbidos.

Publicado em 01.09.2005
Causas dos Incêndios Florestais em Portugal

27.07.2009 - 08:34 Por Ricardo Garcia
Seis anos depois dos dramáticos incêndios de 2003, a floresta portuguesa continua à mercê do seu principal calcanhar de Aquiles: o minifúndio. Um inquérito realizado pelo PÚBLICO revela que os proprietários que desde então se agruparam para gerir em conjunto os seus quinhões de floresta estão fortemente desmotivados com os resultados.

por RITA CARVALHO0 6 Dezembro 2009. Noutro Verão, 2003, o balanço dos fogos também foi trágico: 20 mortos, centenas de casas e quase meio milhão de hectares de floresta destruídos pelas chamas.
Mas outro risco tem--se tornado uma ameaça constante, sempre que o mar rouba terreno à costa, pendurando construções em arribas periclitantes.
Estas situações catastróficas não são cenários futuros mas episódios que já ocorreram em Portugal. Com as alterações climáticas, só tenderão a agravar-se.




Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay