26 de fevereiro de 2010

Espanha em alerta devido a aproximação de tempestade


A Espanha está hoje em alerta devido à aproximação de uma tempestade em formação no Atlântico que deverá provocar rajadas de vento que podem atingir os 160 quilómetros por hora na zona oeste do país.

A tempestade foi qualificada pela agência meteorológica espanhola Aemetcomo uma «ciclogenese explosiva» ou «bomba meteorológica», uma perturbação tempestuosa efémera mas muito violenta que pode causar estragos consideráveis.
«Uma tempestade que se está a intensificar muito rapidamente no Atlântico, a oeste da ilha da Madeira, e que se vai deslocar para o mar Cantábrico pelo noroeste da península vai provocar ventos muito fortes e tempestade no mar», afirma a agência num comunicado.
Diário Digital / Lusa

 

 

Aviso especial de fenómenos adversos

26/02/2010  Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar
1.- Fenómeno meteorológico: Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar.
2.- Ámbito geográfico: Toda España, salvo el área mediterránea. Las rachas huracanadas (120-160 km/h) afectarán a Galicia, área cantábrica y norte de Castilla y León. En la mar, las zonas de Finisterre y Cantábrico.
3.- Comienzo de la situación: Desde el mediodía de hoy, día 26, en Canarias y a partir de la madrugada del sábado, día 27, en la Península.   
4.- Duración: Hasta la tarde del día 27 en Canarias y hasta la madrugada del día 28 en la Península.
5.- Grado de probabilidad: Muy probable (70-90%).      
6.- Descripción de la situación meteorológica: Una borrasca que se está profundizando muy rápidamente en el Atlántico, al oeste de Madeira, y que se desplazará hacia el Cantábrico por el noroeste de la Península, provocará vientos muy fuertes y temporal en la mar. El viento fuerte con rachas muy fuertes (90-120km/h) comenzará en Canarias desde el mediodía del viernes, 26 y se extenderá a la Península, a partir de la madrugada del sábado, 27. Las zonas más afectadas serán Galicia, Asturias, Cantabria y norte de Castilla y León, donde se prevén rachas huracanadas (120-160 km/h).











Comunicado válido entre 2010-02-26 13:05:00 e 2010-02-27 23:59:00

Assunto: Agravamento estado tempo no Continente (ACTUALIZAÇÃO)

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, confirma-se a previsão de um agravamento do estado do tempo no Continente no dia de Sábado, com início na madrugada deste dia.
Este agravamento do estado do tempo é devido à aproximação de uma depressão que se encontra centrada a oeste da ilha da Madeira com uma trajectória para nordeste, com acentuado cavamento.
A depressão começará por afectar o estado do tempo nas regiões do Sul do território, deslocando-se rapidamente para Nordeste ao longo da costa e atingindo com maior intensidade as regiões do litoral Norte.
Com o desenvolvimento desta depressão prevê-se essencialmente um aumento da intensidade do vento em todo o território e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 85 km/h, com rajadas até 150 km/h em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 7 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Mantém-se a previsão da ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes em todo o território, com maior persistência no litoral Norte.
Para Domingo continua a prever-se um desagravamento desta situação meteorológica, mantendo-se ainda uma situação de instabilidade com a ocorrência de vento moderado a forte e aguaceiros em todo o território.
O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay