22 de fevereiro de 2010

Onze distritos estão sob aviso laranja devido a chuva e ventos fortes

















Onze distritos estão sob aviso laranja devido a chuva e ventos fortes. A Protecção Civil activou o Plano Especial de Cheias da Bacia do Tejo e alertou para um corte na Estrada Nacional 365, devido à subida do caudal do rio.

O Plano Especial de Cheias da Bacia do Tejo foi activado pelas 02:40h, e a EN 365 está cortada na zona de Reguengo do Alviela, no distrito de Santarém, segundo informação no site da Protecção Civil.
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje, segunda-feira, sob aviso laranja, 11 distritos e o arquipélago da Madeira, com previsão de chuva e vento forte.
Os 11 distritos são Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
No continente, o IM assinala que a norte do rio Tejo é de esperar a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora, além da queda de neve nas terras altas.
O IM colocou também sob aviso amarelo toda a costa sul continental e a costa oeste, entre os distritos de Faro e Leiria, devido à agitação marítima, podendo as ondas atingir os cinco metros de altura.
A agitação marítima levou ao encerramento das barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Douro, Lagos, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António.
No arquipélago da Madeira, a previsão do IM para períodos de chuva e aguaceiros fracos, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora, nas zonas de montanha.
No mar, a ondulação pode atingir os cinco metros de altura.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay