Recuerdos de la Alhambra (Memórias da Alhambra) é uma peça para violão erudito do compositor e violonista espanhol Francisco Tárrega.
Um virtuoso em seu instrumento, Tárrega era conhecido como o "Sarasate do violão." Seu repertório incluia muitas compsições originais para o violão (Capricho Árabe, Danza Mora, et al.) assim como arranjos de obras escritas para outros instrumentos de compositores como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin e Felix Mendelssohn. Da mesma forma que seu amigo Isaac Albéniz e muitos de seus contemporâneos espanhóis, Tárrega tinha interesse em combinar a tendência romântica prevalecente na música clássica com elementos do folclore espanhol, o que ele fez com Recuerdos de la Alhambra e suas transcrições para violão de várias das peças para piano de Albeniz (notavelmente Asturias (Leyenda)).
Recuerdos de la Alhambra compartilha o título com a tradução para a língua espanhola do livros de Washington Irving de 1832 "Tales of the Alhambra," escrito durante a estada de quatro anos na Espanha.
A peça pode ser ouvida na trilha sonora de Mike Oldfield para o filme Os Gritos do Silêncio e também no filme Sideways.
Tao Ruspoli-Recuerdos de la Alhambra
Heike Matthiesen - Recuerdos de la AlhambraNarciso Yepes - Recuerdos de la Alhambra
Recuerdos de la Alhambra - Tarrega *****
Pepe Romero- Recuerdos de la Alhambra ( Francisco Tárrega)
"Recuerdos de la Alhambra" por José Luis León.
Recuerdos de la Alhambra (translation: Memories of the Alhambra) is a classical guitar piece composed in 1896 by Spanish composer and guitarist Francisco Tárrega[1]. He wrote it in Granada. Additionally, Ruggiero Ricci created an arrangement of this piece for the violin.
A virtuoso on his instrument, Tárrega was known as the "Sarasate of the guitar." His repertoire included many original compositions for the guitar (Capricho Árabe, Danza Mora, et al.) as well as guitar arrangements of works written for other instruments by composers such as Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin and Felix Mendelssohn. As with his friend Isaac Albéniz and many of their Spanish contemporaries, Tárrega had an interest in combining the prevailing Romantic trend in classical music with Spanish folk elements, which he did with Recuerdos de la Alhambra and his transcriptions for guitar of several of Albeniz's piano pieces (notably the fiery Asturias (Leyenda).
Recuerdos de la Alhambra shares a title with the Spanish language translation of Washington Irving's 1832 book "Tales of the Alhambra," written during the author's four-year stay in Spain. It contains extensive examples of the Tremolo technique often performed by advanced classical guitarists.
Recuerdos de la Alhambra by Andres Segovia & Julian Bream & Jim Greeninger & Pepe Romeo & adil zahrani & John Williams
Chet Atkins "Recuerdos de la Alhambra"
SEGOVIA 1927 Recuerdos de la Alhambra
Recuerdos de la Alhambra played by John Williams

Ensemble Instrumental de Corse Marielle Nordmann enregistrée au Palais des Congrès d'Ajaccio
Sharon Isbin - Recuerdos de la Alhambra
Recuerdos de la Alhambra - Akiko SaitoSharon Isbin - Recuerdos de la Alhambra

Xuefei Yang - Recuerdos de la Alhambra - Fort Worth USA

La Alhambra Granada - Recuerdos de la Alhambra - Tárrega