DOIS MÉTODOS PARA UM MESMO OBJECTIVO.
Quando se começa nesta admirável afición da criação do Canário de Canto de raça espanhola, sobre todo na sua vertente descontinua, se souberem rodear-se de criadores veteranos dispostos a partilhar a sua sabedoria, seguro que encontraram respostas à grande maioria das duvidas os podem ajudar a tirar relacionadas com os cuidados que necessitam os canários nas suas distintas etapas da vida, com a forma de criar, com a alimentação adequada para cada período, com a selecção dos reprodutores e a sua provável a qualidade genética, com as condições ambientais idóneas durante o seu período de formação e uma larga lista que por ser extensa omitiremos. Salvando pequenas diferenças, inevitáveis por outra parte, já que cada professor tem seu livro, seguramente que a maioria coincidiram nas suas formas e métodos independentemente de tendências e gostos.
Mas onde não parece haver acordo, havendo-se fraccionado a afición em dois colectivos aparentemente irreconciliáveis, um é o método de ensinamento desses exemplares que se pretende que tenham um amplo repertório, de dicção perfeita e de agradável musicalidade que todos eles sem excepção tenham e que resulte naturalmente.
Dois sistemas antagónicos para a obtenção de um mesmo objectivo: A educação com professor e a educação sem professor.
I. EDUCAÇÃO COM PROFESSOR:
Este sistema consiste na formação dos jovens canários de canto apoiados na utilização de um maestro que lhes servirá de guía durante todo o seu período de aprendizagem.
Faz anos esse guia ou professor solía seria o melhor exemplar de que dispunha no seu canaril o criador que utilizava este sistema, hoje em dia e graças as novas tecnologias esse sistema tem sido substituído por modernos aparelhos de gravação e reprodução que apoiados com os avanços informáticos actuais permitem a edição de sons limpos quase perfeitos, em que se apoiam o criador para “criar” as canções que segundo os seus gostos que consideram importantes para os seus canários, obtendo “ciber-canários” como gostam chamar os criadores partidários desta tendência.
Este método exige sem duvida um grande esforço por parte do criador, partindo da obtenção primeiro e posteriormente a gravação dos exemplares que querem utilizar como professor ou inclusivamente vários maestros, dos quais combinam distintas gravações e misturando poderão obter o “guía” desejado, logo com a metodologia e controle dos tempos de exposição dos jovens canários com estas gravações, comprovando as suas respostas aos estímulos a que eles são submetidos vigiando que a sua aprendizagem seja o adequado, assegurando-se que todos eles sigam as pautas marcadas e que não se vejam alterados por uma possível incapacidade para seguir o maestro ou o guia, se o conseguem sem alterações, podem obter exemplares algo estereotipados, mas sem duvida de grande qualidade.
Nos dias de hoje, a investigação e o desenvolvimento dos melhores e mais modernos sistemas de educação, junto com a sua adequada aplicação através do estudo do comportamento dos seus exemplares nas distintas fases da sua aprendizagem, corrigindo os possíveis desvios e/ou reforçando os estímulos é sem duvida um trabalho muito meritório que tem empreendido uma serie de criadores partidários de este sistema baseado na educação dos jovens cantores, queixando-se, provavelmente com razão, da falta de reconhecimento que todo este trabalho supõe, frente aos não partidários deste sistema que consideram que com o mesmo se obtêm sejam exemplares sem personalidade própria no seu canto e carentes de criatividade nas suas canções, exemplares criados por e para os concursos que com o passar do tempo perderam na maior parte esse repertório aprendido, estimando que todo o mérito corresponde ao trabalho do criador, desprezando a um segundo plano o verdadeiramente importante: a qualidade e valia dos jovens canários.
II. EDUCAÇÃO SEM PROFESSOR:
Este sistema totalmente oposto ao anterior, consiste tal e como o seu nome indica a não utilização de um professor ou guia, e a sua metodologia se baseia-se no isolamento dos jovens cantores de qualquer influencia por parte, tanto de seu progenitor como de qualquer outro canário adulto. O jovem canário permanecerá durante o seu desenvolvimento só com a mãe, deixado da influencia de qualquer macho adulto, e uma vez fora do ninho, isolam-se junto com seus irmãos de ninhada (em número não superior a dois/três machos), num lugar tranquilo, que permaneceram até à sua completa formação desenvolvendo o canto até onde as suas faculdades e a sua genética o permitam.
Com este sistema o jovem canário depende única e exclusivamente de si mesmo e deverá por si mesmo, com o único apoio dos seu (s) irmão (s) de ninhada para desenvolver todo o seu potencial canoro que será exclusivo e distinto de qualquer outro, e aí é onde erradia toda a sua força, obtendo o canário “compositor” como lhes gostam de chama-lo
os criadores partidários de este tipo de formação.
Este método, como não podia ser de outra forma, tem também as suas vantagens e inconvenientes, ao dizer que os criadores partidários de este sistema, estes consideram que é mais de acordo com a ideia de obter canários que ao não terem sido educados terão reflexo nas suas canções e no seu verdadeiro potencial genético, obtendo exemplares com personalidade própria que desenvolveram umas canções totalmente originais produto de sua capacidade para a composição e interpretação e por tanto de maior utilidade para uma selecção genética rigorosa, imprescindível para a fixação dos caracteres de descontinuidade, em oposição à opinião de seus detractores que consideram que com este sistema se “estropeiam” numerosos exemplares de grande potencial que ao não ter um professor em apoiar-se o farão em seus irmãos, em ocasiões de menor qualidade que eles, o simplesmente se perderam porque lhes faltou essa educação que eles consideram básica para a formação de qualquer cantor.
Dois sistemas totalmente opostos, mas utilizados com o mesmo objectivo: a obtenção dos melhores cantores, para o deleite de todo aquele que desfrute do canto e saiba apreciar as qualidades de um bom canário.
Dos criadores dependerá a utilização de um ou outro sistema, todo irá em função dos seus gostos ou forma de viver esta afición/hobby, o
criador é unicamente é o dono desta decisão.
Traduzido por mim