3 de maio de 2010

Apontamentos traduzidos sobre canarios de canto




DOIS MÉTODOS PARA UM MESMO OBJECTIVO.

Quando se começa nesta admirável afición da criação do Canário de Canto de raça espanhola, sobre todo na sua vertente descontinua, se souberem rodear-se de criadores veteranos dispostos a partilhar a sua sabedoria, seguro que encontraram respostas à grande maioria das duvidas os podem ajudar a tirar relacionadas com os cuidados que necessitam os canários nas suas distintas etapas da vida, com a forma de criar, com a alimentação adequada para cada período, com a selecção dos reprodutores e a sua provável a qualidade genética, com as condições ambientais idóneas durante o seu período de formação e uma larga lista que por ser extensa omitiremos. Salvando pequenas diferenças, inevitáveis por outra parte, já que cada professor tem seu livro, seguramente que a maioria coincidiram nas suas formas e métodos independentemente de tendências e gostos.
Mas onde não parece haver acordo, havendo-se fraccionado a afición em dois colectivos aparentemente irreconciliáveis, um é o método de ensinamento desses exemplares que se pretende que tenham um amplo repertório, de dicção perfeita e de agradável musicalidade que todos eles sem excepção tenham e que resulte naturalmente.

Dois sistemas antagónicos para a obtenção de um mesmo objectivo: A educação com professor e a educação sem professor.
I. EDUCAÇÃO COM PROFESSOR:
Este sistema consiste na formação dos jovens canários de canto apoiados na utilização de um maestro que lhes servirá de guía durante todo o seu período de aprendizagem.
Faz anos esse guia ou professor solía seria o melhor exemplar de que dispunha no seu canaril o criador que utilizava este sistema, hoje em dia e graças as novas tecnologias esse sistema tem sido substituído por modernos aparelhos de gravação e reprodução que apoiados com os avanços informáticos actuais permitem a edição de sons limpos quase perfeitos, em que se apoiam o criador para “criar” as canções que segundo os seus gostos que consideram importantes para os seus canários, obtendo “ciber-canários” como gostam chamar os criadores partidários desta tendência.

Este método exige sem duvida um grande esforço por parte do criador, partindo da obtenção primeiro e posteriormente a gravação dos exemplares que querem utilizar como professor ou inclusivamente vários maestros, dos quais combinam distintas gravações e misturando poderão obter o “guía” desejado, logo com a metodologia e controle dos tempos de exposição dos jovens canários com estas gravações, comprovando as suas respostas aos estímulos a que eles são submetidos vigiando que a sua aprendizagem seja o adequado, assegurando-se que todos eles sigam as pautas marcadas e que não se vejam alterados por uma possível incapacidade para seguir o maestro ou o guia, se o conseguem sem alterações, podem obter exemplares algo estereotipados, mas sem duvida de grande qualidade.

Nos dias de hoje, a investigação e o desenvolvimento dos melhores e mais modernos sistemas de educação, junto com a sua adequada aplicação através do estudo do comportamento dos seus exemplares nas distintas fases da sua aprendizagem, corrigindo os possíveis desvios e/ou reforçando os estímulos é sem duvida um trabalho muito meritório que tem empreendido uma serie de criadores partidários de este sistema baseado na educação dos jovens cantores, queixando-se, provavelmente com razão, da falta de reconhecimento que todo este trabalho supõe, frente aos não partidários deste sistema que consideram que com o mesmo se obtêm sejam exemplares sem personalidade própria no seu canto e carentes de criatividade nas suas canções, exemplares criados por e para os concursos que com o passar do tempo perderam na maior parte esse repertório aprendido, estimando que todo o mérito corresponde ao trabalho do criador, desprezando a um segundo plano o verdadeiramente importante: a qualidade e valia dos jovens canários.
II. EDUCAÇÃO SEM PROFESSOR:
Este sistema totalmente oposto ao anterior, consiste tal e como o seu nome indica a não utilização de um professor ou guia, e a sua metodologia se baseia-se no isolamento dos jovens cantores de qualquer influencia por parte, tanto de seu progenitor como de qualquer outro canário adulto. O jovem canário permanecerá durante o seu desenvolvimento só com a mãe, deixado da influencia de qualquer macho adulto, e uma vez fora do ninho, isolam-se junto com seus irmãos de ninhada (em número não superior a dois/três machos), num lugar tranquilo, que permaneceram até à sua completa formação desenvolvendo o canto até onde as suas faculdades e a sua genética o permitam.

Com este sistema o jovem canário depende única e exclusivamente de si mesmo e deverá por si mesmo, com o único apoio dos seu (s) irmão (s) de ninhada para desenvolver todo o seu potencial canoro que será exclusivo e distinto de qualquer outro, e aí é onde erradia toda a sua força, obtendo o canário “compositor” como lhes gostam de chama-lo
os criadores partidários de este tipo de formação.

Este método, como não podia ser de outra forma, tem também as suas vantagens e inconvenientes, ao dizer que os criadores partidários de este sistema, estes consideram que é mais de acordo com a ideia de obter canários que ao não terem sido educados terão reflexo nas suas canções e no seu verdadeiro potencial genético, obtendo exemplares com personalidade própria que desenvolveram umas canções totalmente originais produto de sua capacidade para a composição e interpretação e por tanto de maior utilidade para uma selecção genética rigorosa, imprescindível para a fixação dos caracteres de descontinuidade, em oposição à opinião de seus detractores que consideram que com este sistema se “estropeiam” numerosos exemplares de grande potencial que ao não ter um professor em apoiar-se o farão em seus irmãos, em ocasiões de menor qualidade que eles, o simplesmente se perderam porque lhes faltou essa educação que eles consideram básica para a formação de qualquer cantor.

Dois sistemas totalmente opostos, mas utilizados com o mesmo objectivo: a obtenção dos melhores cantores, para o deleite de todo aquele que desfrute do canto e saiba apreciar as qualidades de um bom canário.
Dos criadores dependerá a utilização de um ou outro sistema, todo irá em função dos seus gostos ou forma de viver esta afición/hobby, o
criador é unicamente é o dono desta decisão.

Autor:                
Traduzido por mim

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay