27 de maio de 2010

Vinhos portugueses conquistam 24 medalhas em Itália




















Oitenta produtores de vinho portugueses participaram este ano pela primeira vez no concurso enológico internacional "Selezione del Sindaco", em Itália, conquistando 24 medalhas, seis delas de ouro e 18 de prata.
A participação, em representação dos 22 municípios filiados na Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), insere-se na estratégia de "elevar a notoriedade e valorização dos vinhos portugueses" no mercado internacional, segundo um comunicado da associação com sede no Cartaxo.
O "Selezione del Sindaco" (a seleção do presidente) é um concurso enológico internacional organizado pela Citta del Vino, congénere italiana da AMPV, que decorreu no passado fim de semana na cidade italiana de Brindisi, sendo o único concurso internacional a prever a participação conjunta de produtores e municípios.
O júri das provas é composto por enólogos, provadores, somelliers e jornalistas do sector enogastronómico, 
tendo contado este ano pela primeira vez com um provador português, Sérgio Oliveira, enólogo da AMPV
A AMPV afirma que, como entidade parceira, fez a promoção do concurso em Portugal, tendo as comissões vitivinícolas regionais dado apoio no envio de amostras, reduzindo os custos financeiros da operação.
Segundo Sérgio Oliveira, Portugal pode "não ter os melhores vinhos do Mundo, mas tem vinhos para estar ao lado dos melhores".
Na prova estiveram 1400 vinhos de toda a Europa a concurso. 
As medalhas serão entregues a 06 de julho aos produtores e aos municípios vencedores.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay