28 de junho de 2010

O que me afecta a BP como ser humano - no sense



O que afecta-me como ser humano a empresa Brithish Petroleum na minha vida ou no meu próprio pensamento? se fosse outra ? 

Ficaria assim tão estupefacto com as noticias que escorrem devagar pelos mass media , como se a velocidade de um buraco feito no fundo do mar... consegue tirar a minha paz, diariamente , no meu Pais no meu ponto geográfico do planeta terra.

Um planeta que é tão pequeno , à pressão de um click podemos "visitar" outro Pais tão grande como o planeta terra, que poderíamos passar uma vida inteira a viajar que não iríamos conhecer tão bem como a rua em que habitamos , nem falamos uns com os outros, por uma questão de quem vê caras não vê corações.

No entanto a BP preocupa-me como me preocupa ?
-a dita torre desmantelada por um acidente, foi para o fundo do mar :
-Parece normal uma torre petrolífera cair no fundo do mar e morrerem algumas pessoas ...

-Parece normal que passado quase 3 meses , esse tal furo ainda não foi fechado ...com tranquilidade penso: à é lá do outro lado e não posso fazer nada.....

No entanto havia apenas uma webcamera de excelente qualidade aqui há poucos dias....a British Petroleum oferece gratuitamente o horror dos horrores mais web cameras , para ficarmos sentadinhos a ver o que se passa algures no mar alto.
No entanto espreitei algo que merecia respeito no tempo dos meus progenitores , a greenpeace que há uns meses atrás tinha umas fotos de uma agência noticia ( AFP) de uns passarinhos a serem lavados para serem soltos um dia no meio ambiente ....
Um dia sim porque ainda continua o produto negro a sair do fundo do mar que não conheço.
Até podia ser a ribeira dos milagres que ouço a falar à anos que vai ser "controlado e está a ser controlado".

Mas de facto afecta-me, tenho que ver com os meus próprios olhos, cheirar,tocar,olhar, escutar e pensar ,quantas empresas petrolíferas tem bons técnicos e de outras ( não faz sentido), fechado numa gaiola (apartamento) a pensar quantos milhares de seres humanos ou dezenas de seres humanos ou ninguém.

Vai ser afectado com este "acidente", afecta-me chamar acidente...posso estar a pensar mal...O dinheiro paga tudo?

Mas quantos seres vivos que não pagam impostos que vivem no fundo do mar e nesse golfo estão a passar...afecta-me? 

Desde os pequenos organismos unicelulares, aos peixes , às aves ...
Chamam-lhe o ano da biodiversidade...afecta-me ? 

Sim vejo que as organizações ambientais cooperam umas com as outras, basta um click Quercus , nem que seja um link para dizer ao Presidente dos Estados Unidos da America para enviar tecnologia apropriada para fechar algo que é de todos...

Sim dos habitantes que habitam aquela zona do Planeta terra e que em tempos idos, havia correntes marítimas que levaram a história da Europa,
ao continente afectado por um erro humano como outros erros que desconheço como o de chernobyl ...

Lembrar-me que a Holanda conquistou e talvez ainda conquista terra ao mar não tenha instrumentos suficientes para estancar um furo...

Afecta-me e estou afectado, com este problema que não é meu...lembrar-me que existe cooperação entre os seres vivos.
Reparo que também "somos" capazes de construir barragens para termos luz, calor,agua para bebermos, para alimentar centenas de cidades milhares de prédios...a capacidade tecnológica é incrível.



Lembro-me algo chamado Direitos Humanos, deveria estar escrito os Deveres dos Humanos perante nós mesmos e sobre o planeta terra...

Sinto tristeza quando abro a página da cnn Tracking the Gulf oil spill 
Será que devo acreditar no tracking the gulf oil spill? 
E quantos milhares de carros , a BP e o mercado petrolífero ganham diariamente com "todos nós" os que possuímos carros, motores, fábricas e que brincam com as nossas vidas diariamente , num sobe e desce nas bolsas de todo o mundo, como se de um jogo infantil trata-se para passar o tempo.

Lamento o meu desabafo isto porque ainda não descobri o que anda afectar o furo da má vontade ou da boa vontade.

Não escrevo a condenar a Humanidade, o progresso, nem a BP nem as empresas ambientais como a greenpeace e outras nem condeno que haja milhões de euros bem ou mal distribuídos.
O que condeno é a nossa própria condenação para sermos felizes.


Pedro Boavida
7/6/2010

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay