Os cientistas ainda não conseguem explicar o fenómeno, que não é novo, mas que há muito não se via com tanta intensidade: muitos papagaios têm aparecido na região de Palmerton, Austrália, como se estivessem embriagados, surpreendendo pela desarticulação dos seus movimentos, incapacidade em voar, adormecimento inesperado e até protagonistas de quedas inexplicáveis das árvores.
Vários veterinários têm analisado o fenómeno, que está a ser interpretado como uma reacção das aves a uma substância tóxica que existe num alimento habitualmente consumido pelos papagaios nesta altura do ano. No entanto, o caso está a verificar-se em muitas centenas de aves, o que antes nunca acontecera.
“Parece que estão ébrios. Caem das árvores porque é como se tivessem perdido a coordenação, saltam e não atinam com os ramos”, diz Lisa Hansen, cirurgiã do Hospital Veterinário de Palmerton, citada pelo ’20 Minutos’.
Os papagaios parecem estar doentes e têm de receber uma compota com fruta para normalizarem os movimentos. Há casos de aves em Palmerton que tiveram de ser internadas vários dias em unidades de cuidados intensivos.

