23 de julho de 2010

Rússia: Calor bate todos os recordes em Moscovo


A temperatura do ar em Moscovo atingiu na quinta-feira 35,2 graus centígrados, superior ao valor de 1981 em duas décimas, mas a capital russa prepara-se para bater novos recordes, informou hoje o serviço meteorológico russo.

Trata-se do terceiro recorde batido pelo calor em Moscovo no mês de Julho.
Além do calor, a capital russa acordou hoje coberta por uma nuvem de fumo, provocada pelos incêndios florestais nos solos turfosos secos dos arredores.

Segundo as autoridades médicas, os níveis de poluição atmosférica estão acima dos normais. Por exemplo, a quantidade de dióxido de carbono no ar é cinco vezes superior à norma.

Os serviços meteorológicos preveem para hoje temperaturas da ordem dos 34-37 graus e a onda de calor deverá estender-se, pelo menos, até finais do mês.
O metropolitano de Moscovo não é um refúgio, pois a ventilação não consegue fazer descer as temperaturas abaixo dos 23 graus. Por isso, é cada vez mais frequente encontrar nos subterrâneos moscovitas homens em tronco nu e mulheres de biquíni, principalmente nas estações que ficam perto de alguma praia fluvial.
As empresas que montam sistemas de ar condicionado não conseguem responder a todas as encomendas, tendo os moscovitas de recorrer a outras regiões do país para adquirir aparelhos.

“Em Moscovo é impossível comprar aparelhos de ar condicionado. Talvez se consiga alguma coisa nas regiões de Vladimir ou Ivanovo”, disse à Agência Lusa uma vendedora de uma loja de eletrodomésticos.
A situação é agravada devido à construção das casas, feitas para resistirem aos invernos rigorosos e não para verões tão quentes como o atual.
A ministra da Agricultura russa, Elena Skrinnik, reconheceu que a seca na Rússia já destruiu dez milhões de hectares de superfícies cultivadas.
“A situação é muito complicada, muito mais difícil do que a do ano 2009. Devido à seca, o estado de emergência foi decretado em 23 regiões da Rússia”, acrescentou.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay