11 de agosto de 2010

Distrito de Setúbal em alerta vermelho

O distrito de Setúbal está hoje sob alerta vermelho, o mais alto numa escala de três, devido às temperaturas muito altas que são esperadas para o dia de hoje. A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta que tais temperaturas podem trazer graves problemas para a saúde, sendo recomendado o redobrar de cuidados.

Mais um dia muito quente com as temperaturas a chegarem em vários distritos muito perto ou mesmo aos 40 graus, como será o caso do distrito de Setúbal, o que levou a DGS a colocar aquela região em alerta vermelho.


Face a esta situação de temperaturas muito levadas, a DGS alerta uma vez mais para o perigo de exposição continuada a temperaturas elevadas que pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.


Como recomendação a DGS refere a necessidade do aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar, assim como o evitar de bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com protecção contra a radiação UVA e UVB.

Alerta para a radiação ultravioleta

Os avisos para o dia muito quente de hoje chegam igualmente do Instituto de Meteorologia (IM) e com destino especial para o Funchal que vai estar sob risco extremo para a exposição à radiação ultravioleta, devendo este risco ser muito elevado em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Nestas localidades é aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição de crianças ao sol.

in RTP

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay