26 de agosto de 2010

Incêndios fizeram diminuir número de aves na Rússia


















O número de aves diminuiu bruscamente na Rússia devido aos incêndios florestais que atingiram a parte europeia do país, anunciou hoje Victor Zubakin, dirigente da União de Conservação de Aves da Rússia.

Segundo Zubakin, entre 80 a 90 por cento do território de pântanos de Kamsko-Bakaldinsk, na região de Nijni-Novgorod, classificado como território ornitológico de importância internacional, ardeu, matando um terço das cegonhas da região.
Os filhotes não tiveram tempo de começar a voar e os adultos, de mudar as penas. Infelizmente, as cegonhas não podem voar se não mudarem as penas”, precisou Zubakin.
O número de aves irá diminuir bruscamente uma vez mais. Para já não falar de muitos pequenos roedores, morreram lebres, que são o principal alimento dos animais carnívoros”, incluindo aves de rapina, acrescentou.
A União de Conservação de Aves da Rússia defende a necessidade de monitorização dos territórios para se determinar todas as perdas.
Segundo dados oficiais, ocorreram este verão mais de 29 mil incêndios numa área total de 927 mil hectares, que provocaram a morte de 54 pessoas e destruíram 2500 habitações.
Registaram-se incêndios em 60 parques nacionais e reservas naturais.

Organizações ecologistas falam na destruição de uma área de floresta que poderá ser superior a 15 milhões de hectares.
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay