20 de outubro de 2010

Azinheira

As azinheiras (Quercus ilex) são árvores que chegam a medir até 10 metros, da família das fagáceas, de folhas discolores, ligeiramente espinhosas nos espécimes adultos, flores masculinas em amentos, as femininas em panículas, e frutos ovóides, revestidos, em parte, por escamas.

Nativas da região Mediterrânea da Europa e Norte da África, sua madeira é dura e resistente à putrefacção, sendo largamente utilizada, desde a antiguidade até os dias atuais na construção (vigas e pilares), na fabricação de ferramentas, embarcações e barris para envelhecimento de vinhos.

Ainda hoje, sua madeira também é utilizada como lenha e na fabricação de carvão, que continua sendo importante fonte de combustível doméstico em muitas regiões Ibéricas.

Actualmente em Espanha,(em Estremadura) cultivam-se nomeadamente pelos seus frutos, as bolotas, servirem como alimento aos porcos para a produção do famoso "Jamón serrano" (presunto).

Além disso também servem como alimento para o homem, comem-se torradas ou em forma de farinha, e pode-se fazer licor, que é a tipica bebida extremenha espanhola, conhecida mesmo como"O beijo extremenho". Os frutos também apresentam propriedades desinfectantes e, fervidos, são popularmente utilizados no tratamento de pequenas infecções.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay