4 de outubro de 2010

Cantora japonesa interpreta fados em português





Uma cantora japonesa, que faz parte de um grupo familiar com a mãe e duas irmãs, vai interpretar dois fados em português, em conjunto com Mário Moita, a cantar em japonês, na sexta-feira em Reguengos de Monsaraz.

Fumiko, formada em violino, cantora e pianista, integra o grupo feminino japonês Famirosa Harmony, em conjunto com a mãe, Yukiko, professora doutorada em piano, e as irmãs Emiko e Yumiko, ambas pianistas e compositoras.

O grupo familiar vai apresentar no auditório municipal de Reguengos de Monsaraz um espectáculo de músicas tradicionais japonesas, cuja mensagem procura "incentivar ao entendimento entre
os povos do mundo e a conservação do planeta para as gerações vindouras", segundo os promotores da iniciativa.

Durante o concerto, em que o grupo será também acompanhado por Kajó Soares ao saxofone e guitarra portuguesa, vão ser interpretados dois fados com Fumiko a cantar em português e Mário Moita em japonês.

Este é um dos espectáculos integrados na iniciativa "Outubro mês da música", organizada pelo município local e que, além da música tradicional japonesa, apresenta música de câmara, canções napolitanas e cante alentejano.

Depois do primeiro concerto, hoje à noite, pela Camerata ARS Música, segue-se sexta feira o grupo japonês Famirosa Harmony e dia 16 o espetáculo "Música no Museu", na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz.

O espectáculo "Música no Museu" da Fundação Inatel conta com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e pretende levar a música a espaços fora dos grandes centros urbanos.

Em Monsaraz, actuam dois músicos desta orquestra, Stéphanie Manzo (harpa) e Nuno Inácio (flauta), num dueto em que vão interpretar música de câmara de Johann Sebastian Bach, Vincent Persichetti, Jean-Michel Damase e Nino Rota.
No dia 23 deste mês, vai decorrer um encontro de grupos corais, às 16:30, no
Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Em palco vão estar o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Associação do Grupo Coral da Granja, Grupo Coral Ceifeiros de Cuba, Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel, Grupo Coral Feminino Rosas de Março de Ferreira do Alentejo e Grupo Coral da Casa do Povo de Ferreira do Alentejo.
O "Outubro mês da música" vai fechar no dia 30, pelas 21:30, no auditório municipal, com um recital de canto e piano. Jaime Varela vai interpretar canções napolitanas acompanhado por Mauro Dilema.
in Correio da Manhã

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay