8 de outubro de 2010

Choque de 2 navios Canal da Mancha ameaça derrame químico


A colisão de dois navios no Canal da Mancha pode provocar um grande derrame químico, já que um deles está carregado com 6 mil toneladas de solventes, indicaram hoje as autoridades marítimas da França.
O «YM Uranus», um navio de 120 metros de comprimento com bandeira de Malta, encontra-se em graves dificuldades a cerca de 100 quilómetros do litoral francês, tendo sido socorrido por navios de salvamento franceses, disse a Administração naval francesa.
A tripulação evacuou o navio e, por enquanto, não se sabe se este poderá ser rebocado até ao porto para ser reparado.
Os serviços de resgate estão preocupados com a possibilidade de a carga do navio vazar no mar. Por enquanto, não foram avistados restos de produtos químicos nas águas. O choque ocorreu cerca das 5:30 locais, momento em que os serviços de vigilância marítima franceses receberam um sinal de alerta.
O «YM Uranus», construído em 2008, tinha partido do porto italiano de Marghera com destino a Amesterdão quando colidiu com o cargueiro «Hanjin Richzad», de bandeira do Panamá, um navio de 191 metros de comprimento construído em 2010, que cobria a rota entre a cidade espanhola de Las Palmas e o porto holandês de Roterdão.
Uma fragata da marinha francesa e um rebocador dirigiram-se ao local do acidente, bem como helicópteros para coordenar os trabalhos de resgate do navio.
In diário Digital

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay