16 de outubro de 2010

Mulheres de Água




Sentado num bar de Atenas, num de Beirute, num de Espanha ou numa casa de fados em Portugal, ou em qualquer outro sítio semelhante em redor do Mediterrâneo, o compositor e produtor espanhol Javier Limón tem a mesma sensação: "A cena é igual, só muda a música.
Em todas estas cidades há pequenos bares em que pessoas de todos os níveis sociais se juntam, comem e tocam a sua música de raiz.


Não é uma coisa para turistas, é de gregos para gregos, de espanhóis para espanhóis..."Mariza é uma entre 12 vozes no disco Mulheres de Água, que será lançado segunda-feira em Portugal.
O projecto do espanhol Javier Limón junta
cantoras de todo o Mediterrâneo.

E é dedicado às iranianas - que não podem cantar em público.
Em Portugal, teve essa sensação quando Mariza o levou a ouvir fado. "Não tem nada a ver com um clube de jazz ou com o que se passa no Brasil.

É uma coisa da cultura mediterrânica
",
diz Javier Limón, sentado num sofá na esplanada de um hotel de Lisboa, junto ao Tejo.

Ao lado dele, Mariza concorda:
"Às vezes pensamos que certas músicas são muito distantes, mas os mediterrâneos são povos que se juntam para comemorar tanto a tristeza como a alegria.
Nós, os espanhóis, os gregos, os italianos, não vamos a um bar para beber sozinhos." Foi daí que nasceu a ideia de Javier fazer um disco só
com vozes de mulheres e músicas dos países que rodeiam o Mediterrâneo.
A portuguesa
Mariza, as espanholas Buika e Estrella Morente, e a grega Eleftheria Arvanitaki eram vozes essenciais - "sem elas o disco ficaria coxo". Às quatro cantoras juntaram-se outras como a turca Aynur Dogan, a israelita Yasmin Levy e ainda
, Genara
Cortés, Montse Cortés e Sandra Carrasco.

Chamou ao disco - já à venda em Espanha e que será lançado na próxima segunda-feira em Portugal pela Universal - "Mulheres de Água" e dedic
ou-o às mulheres iranianas, as únicas que, à volta do Mediterrâneo, não podem fazer ouvir as suas vozes.
in ipsilon

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay