25 de novembro de 2010

Cinco distritos em alerta amarelo para tempo frio



Bragança, Vila Real, Leiria, Aveiro, e Braga vão ter temperaturas mínimas relativamente baixas, sendo que já esta manhã os termómetros registavam valores muito reduzidos em alguns deles. Às 11h00 de hoje, Bragança era o distrito com a temperatura mais baixa, com 2,4 graus Célsius.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, a massa de ar frio irá afectar principalmente as regiões do Norte e do Centro, enquanto mais a Sul as temperaturas não serão tão baixas devido à previsão de chuva, partir do fim do dia de amanhã.
Segundo o geógrafo Mário Marques, ouvido pelo “Diário de Notícias”, “o frio já começou a sentir-se na Europa Central, vindo da Escandinávia, e caminha para Portugal vindo de leste”.
O especialista do site meteoiberia.com, que fez a previsão, acrescenta que “existem probabilidades, acima da média, para que neste período o país, mais o interior Norte e Centro, seja assolado por uma massa de ar frio de origem polar continental, embora exista uma língua por todo o Atlântico Norte”.
As previsões apontam para “temperaturas negativas mais generalizadas e máximas mais baixas pelo menos 4 a 5ºC em relação à média para esta altura do ano”.
Espanha prepara-se para duas semanas de frio, chuva e neve.
Segundo a Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet), citada pelo jornal “El Mundo”, amanhã chegará a Espanha uma corrente de ar frio vinda das ilhas britânicas e entre amanhã e sábado vão descer as temperaturas em todas as regiões
in Público

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay