17 de novembro de 2010

Vítimas de derrame tóxico na Hungria pedem indemnizações




Os moradores de Devecser, uma das localidades mais afectadas pelo derrame tóxico ocorrido na Hungria em Outubro, organizaram-se para exigir as indemnizações prometidas pelo governo, apesar da proibição oficial expressa a manifestações.

Segundo o site index.hu, os habitantes de Devecser anunciaram que organizarão uma manifestação e bloquearão uma estrada local durante um mês para obter as indemnizações financeiras pelos danos causados pelo derrame de uma substância tóxica que contaminou 40 quilómetros quadrados do oeste da Hungria.

A polícia proibiu o bloqueio na estrada, mas agora os moradores de Devecser anunciaram que não renunciarão ao protesto para conseguir o pagamento de «uma indemnização completa para todos», disse Géza Csenki, um dos organizadores.

Segundo ele, as autoridades não cumpriram o prometido como indemnização pela catástrofe ecológica de 4 de Outubro. «Ninguém garante que dentro de anos o lodo vermelho não prejudicará a nossa saúde».Na tragédia, nove pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.

Diário Digital

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay