26 de abril de 2011

Serralves mostra projecto inédito dia 5 de Maio

Welcome to OPORTO welcome to Serralves


O programa Improvisações/colaborações, em Serralves prossegue dia 5 de Maio com a apresentação de um projecto inédito de um músico/compositor, um bailarino e um coreógrafo/bailarino, respectivamente Scanner, Kerem Gelebek e Christian Rizzo.
As coreografias de Rizzo e Gelebek reúnem-se nos territórios sonoros de Scanner no espectáculo inserido no Improvisações/colaborações, que decorre em Serralves até Outubro deste ano.
«Começámos há pouco tempo (eu e Kerem Gelebek) a colocar as bases de um futuro solo olhando na direcção do exílio e da figura da melancolia», apontou Christian Rizzo.
«O convite de Serralves deu-me a possibilidade de convidar o compositor Scanner a juntar-se a nós para por em acordo ou em fricção as linhas que nós nos propusemos nesta pesquisa ainda nova e frágil. Saltar juntos para a improvisação para tentar inscrever entre os olhos e as orelhas uma possível imagem mental».



Pelo britânico Scanner falam as colaborações com artistas dos mais diversos territórios sonoros: Bjork, Alphex Twin, Stockhausen, Bryan Ferry, Radiohead e Laurie Anderson, entre tantos outros, lembra Serralves. De Rizzo, conhecemos bem, desde os anos 90, as participações com importantes coreógrafos contemporâneos como Mathilde Monnier, Herve Robbe, Mark Tompkins, Georges Appaix ou Vera Mantero. Mantero com quem, aliás, Kerem Gelebek colabora também desde 2007, ao mesmo tempo que desenvolve o seu próprio trabalho coreográfico, sublinha ainda a instituição.

Seguindo o espírito do projecto «Improvisações/Colaborações», os três propõem-nos aquilo que Rui Eduardo Paes designa por «improvisação deliberada».Esta deliberação pode até não ser especialmente intencionada, mas nasce dos recursos colocados ao seu serviço», comenta.

Entrada gratuita

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay