
Cerca de 500 congressistas marcam hoje e sábado presença no Congresso Internacional "Alentejo: Património do Tempo", que decorre em Portalegre, para debater as potencialidades da região. "Este será o maior e o mais significativo congresso de turismo realizado este ano em Portugal", disse António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, que promove o fórum.
O Congresso Internacional "Alentejo: Património do Tempo", que decorre no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP), nasceu com o objectivo de contribuir para uma "maior variedade de produtos de Touring Cultural na região do Alentejo".
Esta iniciativa conta com a presença de vários especialistas nacionais e estrangeiros, provenientes do Reino Unido, França e da Jordânia. Ao longo de dois dias vão ser debatidos vários temas, nomeadamente a "Fruição do Património em Portugal: o Estado da Arte", "Dos Recursos aos Produtos", "Criação Artística Contemporânea como forma de revitalização patrimonial", "Branding Cultural e Operacionalização" e "Comercialização Turístico-Cultural".
O congresso inclui ainda um jantar hoje, em que serão entregues os Prémios Turismo do Alentejo 2011. Quarenta e dois projectos candidataram-se à segunda edição destes galardões, que englobam nove categorias, nomeadamente as áreas de empreendimento turístico, animação turística, turismo rural, enoturismo, evento, operador incoming, gastronomia, comunicação Alentejo e projecto público. O júri desta edição é presidido pelo Comendador Rui Nabeiro e integra ainda Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, Ana Barbosa, empresária do sector, José Miguel Piçarra, director de um diário regional, e Jaime Serra, da Universidade de Évora. Diário Digital / Lusa