28 de junho de 2011

DGS alerta para perigo de partículas no ar

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avisa que até quarta-feira há partículas no ar em Portugal que podem ter efeitos adversos na saúde e aconselha a população a reduzir esforços ao ar livre.
Uma corrente de sueste de ar quente e seco transportou para Portugal Continental partículas em suspensão com origem no norte de África, um evento natural que se prevê que termine na quarta-feira.
Num comunicado, a DGS refere que as partículas atmosféricas são inaladas pelas pessoas e podem ser responsáveis por efeitos adversos na saúde humana, além de serem um dos principais poluentes responsáveis pelos problemas de qualidade do ar.
A DGS aconselha a população em geral a reduzir os esforços prolongados e a limitar os esforços ao ar livre e a evitar a exposição a factores de risco, como o fumo de tabaco e produtos irritantes.
A atividade física ao ar livre deve ser evitada por doentes com problemas respiratórios crónicos, como asma, por crianças e por idosos. 
Os doentes com problemas respiratórios crónicos devem ficar dentro dos edifícios, com as janelas fechadas e são aconselhados a respeitar os tratamentos médicos e a recorrer a cuidados caso tenham sintomas agravados.
Diário Digital / Lusa 


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay