27 de setembro de 2011

Habilidade de aves para construir ninhos «não é inata»

Um estudo britânico concluiu que a arte de construir ninhos não é inata e, sim, aprendida pelo pássaro ao longo da vida.
Investigadores das universidades de Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia, analisaram filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão mascarado do sul) enquanto construíam ninhos em Botsuana, África.






























A espécie foi escolhida para o estudo porque as aves constroem vários ninhos complexos durante uma mesma temporada.
O especialista Patrick Walsh, da Universidade de Edimburgo, disse que o estudo indica que a experiência cumpre «um papel claro» no processo. «Até para pássaros, a prática leva à perfeição», declarou.
O estudo foi publicado na revista científica Behavioural Processes.
As observações dos especialistas revelaram, por exemplo, que cada pássaro varia a sua técnica de um ninho para outro e que há casos de pássaros a construir ninhos da esquerda para a direita e também no sentido inverso.

Outra revelação é que, conforme ganham mais experiência, as aves derrubam o material que usam nas suas construções, como ervas, com menos frequência.
«Se pássaros construíssem os seus ninho de acordo com um molde genético, esperar-se-ia que todos os pássaros fizessem os seus ninhos sempre da mesma forma, mas isso não acontece
», disse Walsh.
«Os tecelões mascarados do sul demonstraram fortes variações na sua abordagem, revelando que há um papel claro da experiência (na construção dos ninhos).»

in diário digital 


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay