25 de setembro de 2011

Lisboa - II Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça




A 30 de Setembro, a capital portuguesa será palco da segunda edição do evento que pretende discutir os problemas centrais da indústria corticeira em Portugal e no Mundo. Outro dos grandes objectivos do evento passa por relançar a cortiça como «fileira decisiva no reforço» das exportações nacionais.

O encontro visa «ilustrar a actual dinâmica do sector» dando também o devido destaque à «inovação de uma área ímpar no panorama florestal europeu», realça a organização, em comunicado.
Apontar soluções para manter a fileira e a indústria da cortiça na «rota do progresso e do incremento da sua relevância social, económica e ambiental» é também outro dos objectivos deste II Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, que reúne em Lisboa, na Fundação Champalimaud, a partir das 9h00 , especialistas nacionais e internacionais ligados ao sector.

Durante o Congresso serão ainda apresentados os resultados da InterCork - Promoção Internacional da Cortiça, uma campanha mundial do sector com ênfase nos Estados Unidos da América, o principal mercado mundial do sector vinícola.

Em curso desde Setembro de 2009, a campanha InterCork visa recuperar quota de mercado dos produtos alternativos à cortiça, abrir mercados para os materiais de construção e promover novas aplicações em cortiça, sendo que se trata de um projecto público-privado que conta com um investimento de 21 milhões de euros, apoiado pelo QREN/Compete.

O Congresso culminará com a realização da Gala Anual da Cortiça 2011, às 20h00, no Convento do Beato, em Lisboa, uma iniciativa da APCOR que pretende valorizar a Fileira da Cortiça, «reconhecendo a excelência de personalidades e/ou entidades que, de algum modo, tiveram uma relação com o sector da cortiça e que se destacaram nos últimos anos».

O júri é composto por António Rios de Amorim, Presidente da direcção da APCOR, Armando Sevinate Pinto, Assessor do Presidente da República e pela Reitora Interina da Universidade Técnica de Lisboa, Helena Pereira.

De referir que a sessão de abertura contará com a presença da Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, sendo que o evento é organizado pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), pela Confederação Europeia da Cortiça (C.E.Liège) e pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC).

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay