16 de dezembro de 2011

Clube de jazz Hot Clube de Portugal reabrirá ao público, num espaço renovado na Praça da Alegria, em Lisboa, no dia 21 de dezembro de 2011

O clube de jazz Hot Clube de Portugal (HCP) reabrirá ao público, num espaço renovado na Praça da Alegria, em Lisboa, no dia 21 de dezembro, dois anos depois da destruição da antiga cave onde funcionou.
A presidente do conselho diretor do HCP, Inês Cunha, disse à agência Lusa que a reabertura será assinalada com três dias de concertos, todos de entrada gratuita, entre 21 e 23 de dezembro.

"Serão três dias de concertos só com formações do Hot Clube", entre as quais a histórica formação do Quarteto do Hot Clube, que chegou a integrar, nos anos 1960, Justiniano Canelhas, Bernardo Moreira, Manuel Jorge Veloso e o saxofonista-barítono belga Jean-Pierre Gebler, já falecido.

Estão previstas ainda atuações do Septeto e da Big Band do Hot Clube de Portugal, assim como "jam sessions" com alunos da escola do clube.
Depois destes três dias de concertos, o Hot Clube de Portugal deverá iniciar em janeiro a programação regular, interrompida durante dois anos por causa da destruição do antigo espaço onde funcionou durante quase 60 anos.
A cave onde funcionava o clube de jazz, no número 39 de um prédio na Praça da Alegria, ficou destruída num incêndio a 22 de dezembro de 2009, danificando algum espólio e obrigando ao cancelamento de toda a programação.

O edifício foi demolido, mantendo-se apenas a fachada e, em 2010, a câmara municipal de Lisboa aprovou a cedência de um espaço para o clube de jazz, num prédio vizinho na Praça da Alegria, nos números 47 a 49.
Em dezembro do ano passado, a autarquia entregou as chaves do novo edifício ao HCP e transferiu cerca de 200 mil euros para a direcção do clube fazer as obras de remodelação do novo espaço e começar a programar.





O novo espaço é maior, terá camarins, mais casas de banho, um pátio arborizado, equipamento de som remodelado e um piano novo, porque o anterior ficou danificado.
Fundado em 1948, o Hot Clube de Portugal é considerado o mais antigo clube de jazz da Europa, tendo acolhido grandes nomes do jazz, como Count Basie, Dexter Gordon, Trummy young, os músicos da orquestra de Quincy Jones, Herb Heller, Pat Metheny ou Sarah Vaughn.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay