13 de março de 2012

Lenços de Namorados do Minho



Sobre o pano tecido com linho, inscrevem-se linhas de tons vivos, sobretudo o vermelho. Alia-se ao preto para contrastar. Junta-se a queda para o bordado e imaginação para as quadras. 

Compõem-se os ingredientes necessários para fazer um Lenço de Namorados. A cada ponto dado, crescia na jovem enamorada a esperança de ver o seu amor correspondido. Na primeira ocasião, a moça em idade de casar, oferecia o lenço ao seu apaixonado e aguardava. Se ele o usava publicamente, oficializava-se a relação.
Longe vai a época em que declarações de amor e início do namoro aconteciam entre sorrisos envergonhados e bordados cheios de sentimentos. No entanto, o Lenço de Namorados perdura no tempo, sobretudo no Minho, começando mesmo a ser hoje readaptado. 

As quadras de amor e os desenhos ultrapassam agora as fronteiras das peças de linho ou algodão de formato quadrado, para chegar a peças de cerâmica e mesmo ao vestuário.
No concelho minhoto de Vila Verde, desenvolve-se um trabalho de recuperação da tradição

Entre várias iniciativas foi criada a marca «Namorar Portugal» que alia a moda à divulgação turística com raízes nos tradicionais lenços dos namorados.
in http://www.adereminho.pt/lencos/pt/index.htm

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay