23 de abril de 2012

O CANÁRIO DE CANTO TIMBRADO ESPANHOL.


A origem da nossa raça  remonta-se no momento mesmo em que se começou a trazer o canário silvestre para Espanha, concretamente a Castela, entre os finais do século  XIV e princípios do século XV. O principal  atrativo do canário silvestre era o seu canto e neste aspeto é de supor que se centraria a sua seleção desde os inícios da sua criação em cativeiro.
Poucos dados dispomos acerca de aqueles primeiros canários domésticos, mas com o tempo e, supomos, com uma seleção dos cantores mais aptos, conseguiu-se um tipo de canários muito apreciado pelo seu canto e que se deu em chamar canário do Pais. 
Algumas zonas são citadas como focos de criação mais importantes, entre elas Andaluzia, Astúrias e Catalunha.
Especialmente famosos foram os canários da localidade catalã de Vich, aos que se descreveram como aqueles "cujo meritório canto era apreciado fora das nossas fronteiras por não emitir notas desagradáveis e sim, em troca, abundância de variações bem vocalizadas e moduladas,num repertório contrastado de tonalidades diversas, no qual (...) expressavam, estrofes completas do canto do rouxinol  emitidas com discreta sonoridade e delicados tons de voz".
O canário do Pais esteve a ponto de desaparecer devido a uma série de causas, as principais foram:


  1. O aparecimento em Espanha dos primeiros canários frisados importados, que foram cruzados com os "do País" para buscar características anatómicas mais próximas aos canários de postura (principalmente aumento de estrutura ).
  2. O auge do canário Roller, que fez que a maior parte dos escassos exemplares puros "do Pais" que davam foram cruzados.
  3. A guerra civil Espanhola e as suas desastrosas consequências.
  4. Para alguns autores também diminuiu o plantel de criadores ou o êxito que alcançaram os canários de "fator vermelho".
Nos anos quarenta um grupo de aficionados madrilenos  propôs-se recuperar a antiga raça do País. Fruto do seu trabalho foi que em 1950,  projetado , baseado no do canário Roller, o primeiro Código de Canto. Em 1954 a Associação de Canaricultores Espanhóis preparou um novo Código de Canto e batizou  a  raça com o nome de Timbrado Espanhol.
O seguinte passo foi solicitar o reconhecimento internacional da raça,lo que ocorreu no ano de1956, com ocasião do "IV Campeonato Mundial de la C.I.C.", celebrado em Barcelona. O resultado não pode ser mais dececionante : a comissão encarregada de valorizar a nova raça desestimo seu reconhecimento internacional por considerar-la o fruto não depurado de cruzamentos com o canário Roller.
Foi em Bruxelas, no ano 1962, durante o decorrer do "X Campeonato Mundial de la C.O.M.", e a instâncias da A.C.E., quando por fim se reconhece internacionalmente o Timbrado Espanhol.
Muito tem-se já avançado desde então e numerosos tem sido os Códigos de Canto e fichas de julgamento que se tem sucedido; mostra inequívoca desde o inicio e do interesse despertado pelo canário de Canto Timbrado Espanhol entre a aficion espanhola.
No conceito técnico de canto Timbrado Espanhol que  expõe-se neste Código,  indica-se qual é a base em que deve estar apoiado este tipo de canto, que é o que o faz diferente das outras variedades do mesmo tipo, e de uma forma geral,as suas características técnicas, tanto do  ponto de vista das qualidades principais dos sons que devem formar os trino/gorjeios e notas, como das características musicais da canção que  deve-se compor com ditos trinos .
Esta definição será o ponto de referencia antes qualquer duvida que se apresente a um juiz num julgamento para valorizar a qualidade dos exemplares quando se o apresentem para julgar canários das diferentes linhas de canto "Timbrado" que se criam .
O trino/gorjeios emitidos pelo canário de canto "Timbrado Espanhol" deveram de ter as seguintes características  fundamentais:

O tom geral dos mesmos deve compreender um amplo registo tonal, sem que este canário tenha que especializar-se num determinado tipo de tom, tal como sucede em as outras variedades de canto que existem na atualidade. 
Em atenção ao que esta aqui exposto não se considerarão exemplares de primeira categoria aquele que emitam   uma canção imersa toda ela em tons "aquosos" ou com um tom geral grave, por ser estas, como fica que dicho, características da canção de outras variedades de canto.
A intensidade da voz dos gorjeios emitidos deve ter um valor tal que permita a clara audição das vogais e consoantes que componham os mesmos e sem chegar  à  estridência, de tal forma que ressalte o carácter musical alegre de este tipo de canto.
O timbre dos trinos/gorjeios emitidos, igual que o indicado para o tom, poderá abarcar um amplo espectro sempre que não seja igual ao das outras variedades de canto atualmente reconhecidas.
Em quanto as características da canção que deve compor-se com os gorjeios, a mesma deve estar baseada principalmente em:




    • Ritmos lentos que permitam uma dicção o mais clara possivel, por tanto, consideraram-se gorjeios/trinos principais deste tipo de canto aqueles cujo o ritmo seja lento ou semi-lento, sem que por isso deve depreciar os gorjeios de ritmo rápido pois os mesmos também contribuem na riqueza e variedade deste tipo de canto, mas pela canção não deve apoiar-se neles pois estes é uma especialização característica de outra variedade de canto oficialmente reconhecida.
    • Melodias muito variadas, e por tanto devem estar compostas por giros de todos los tipos de ritmo de emissão, mas  nas que predominaram os lentos e semi lentos, de tal forma que as trocas de ritmo produzam-se de forma clara e sem brusquidão . 
    • Atendendo ao que foi exposto não se consideraram exemplares de primeira categoria aqueles que repitam monotonamente um tipo determinado de giros em prejuízo de uma canção variada.
    • Como resumo, o canto Timbrado Espanhol deve ser de ritmo lento, com boa dicção, e muito variado.
    • Ao ser o canto "Timbrado Espanhol" um tipo de canto, e por tanto, que pode ser emitido por muitos tipos de exemplares, este exemplares consideraram-se dentro desta variedade, sempre que: a canção  emitida tenha as características recolhidas nesta definição conceptual, os gorjeios/trinos podem-se classificar dentro da ficha de julgamento e na correspondente definição do Código, e que não emitam uma canção baseada nos gorjeios e características de canto das variedades de canto oficialmente reconhecidas.
    FENÓTIPO.
Não sendo o canário de Canto Timbrado Espanhol nem de cor nem de forma, fica ao criador a  liberdade de ajustar os caracteres fenotípicos dos seus exemplares segundo a evolução do canario silvestre. NÃO se admitirá o fator vermelho nem a presença de frisos na plumagem.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay