1) Tom: A realidade de que o canário de Canto Timbrado Espanhol seja a raça que emite seu canto num registo tonal mais elevado e que se o considera como tenor dos canários (sendo o barítono o Malinois e o baixo o Roller) não quer dizer que suas canções sejam estridentes ou desagradáveis ao ouvido, de todo pelo contrario.
2) Intensidade: A intensidade do canto deve ser em todo momento a adequada. O canário deve cantar com a potência ou força da sua voz, com lo que se consegue uma série de matrizes musicais que embelezem de tal maneira o canto.
Deve evitar-se a emissão de giros ou canções tanto com um grau de intensidade demasiado alto, que resultariam estridentes, como com um grau de intensidade pobre.
3) Timbre: Já
sabemos que o timbre é a qualidade
que personaliza o som e nos
permite identificar o seu emissor.
No canto de todo o canário encontraremos passagens, principalmente, de três tipos de timbre ou sonoridade: metálica, oca e aquosa. Nas raças de canários de canto encontramos uma sorte de especialização, com clara relação com o registo tonal que possuem:
No canto de todo o canário encontraremos passagens, principalmente, de três tipos de timbre ou sonoridade: metálica, oca e aquosa. Nas raças de canários de canto encontramos uma sorte de especialização, com clara relação com o registo tonal que possuem: