25 de maio de 2012

Exposição à radioactividade de Fukushima é baixa, diz OMS



A exposição à radioactividade resultante do desastre nuclear de Fukushima, em Março de 2011 no Japão, é considerada “baixa”, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta semana.
Um ano após a catástrofe, provocada pelo devastador sismo e tsunami, as maiores doses encontradas equivalem às que são consideradas admissíveis para a exposição profissional de trabalhadores.

Na província de Fukushima, as doses de exposição ficaram entre 1 e 10 milisieverts (mSv), abaixo dos níveis máximos que se consideram aceitáveis para quem vive em regiões com presença natural de radão – um gás radioactivo que está associado a determinadas formações rochosas e acaba por ser incorporado em materiais de construção.

Em duas localidades de Fukushima – na cidade de Namie e na vila de Itate – os valores são mais elevados, entre 10 e 50 mSv. O intervalo entre 20 e 100 mSv é considerado como o recomendado em zonas onde foram aplicadas medidas urgentes de protecção, na sequência de acidentes. E o limite de 50 mSv é o máximo admissível para a exposição profissional de trabalhadores, ao longo de um ano.

O estudo conclui que “se estimam baixas doses [de exposição] para a maior parte do Japão”. O nível de exposição calculado especificamente para a tiróide é, porém, mais elevado – entre 10 e 100 mSv na maior parte da província de Fukushima.

Milhares de casos de cancro na tiróide foram detectados na sequência do acidente nuclear de Chernobil, na Ucrânia, em 1986, em que cerca de 270.000 residentes foram sujeitos a níveis elevados de exposição à radioactividade.

in ecosfera  



Around the world, governments considered steps to protect their citizens. The primaryconcern was for those residing in or visiting the most affected regions of Japan in the daysand weeks after the earthquake, but there was also consideration of whether any stepswere needed within their own countries (such as restrictions on food imports from Japan).


Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay