9 de julho de 2012

Levantadas as últimas restrições ao uso da água em Inglaterra





















Quatro empresas britânicas de abastecimento de água, que servem mais de três milhões de pessoas, levantaram nesta segunda-feira as últimas restrições ao uso de mangueiras para regar jardins ou lavar carros, medida implementada em Abril para enfrentar a seca naquele país.
O anúncio das empresas – South East Water, Sutton and East Surrey Water, Veolia Water Central e Veolia Water Southeast – é justificado com os elevados níveis de precipitação registados desde Abril e com a recuperação parcial dos aquíferos.

“A recarga dos recursos hídricos subterrâneos é pouco usual nesta altura do ano [cerca de 80% da chuva é absorvida pelos ecossistemas e apenas 20% chega aos aquíferos subterrâneos] mas desta vez deve-se aos níveis anormalmente elevados de precipitação registados desde a Primavera, que puseram fim a uma seca severa”, depois de dois Invernos secos, segundo o comunicado da Sutton and East Surrey Water.

Esta empresa, que vai buscar 85% da água aos aquíferos, foi uma das sete que introduziram, a 5 de Abril, restrições ao uso de mangueiras, como medida de poupança de água. As empresas Thames Water, Anglian Water e Southern Water já tinham levantado estas restrições a 14 de Junho.

Em meados de Fevereiro, a falta de chuva levou o Governo britânico a convocar de emergência uma reunião com as empresas do sector da água, agricultores e instituições de protecção da vida selvagem para se prepararem para a pior seca dos últimos 36 anos.


mais in ecosfera 
escrito por Helena Geraldes

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay