7 de janeiro de 2013

Pássaros reagem ao seu canto da mesma forma que humanos reagem à música

Estudo com pardal-de-garganta-branca está publicado
na «Frontiers of Evolutionary Neuroscience»

Pardal-de-garganta-branca
Pardal-de-garganta-branca
Ao escutar o canto dos seus pares, um pássaro por experimentar algumas das mesmas emoções que sente um humano quando ouve música. 

Esta é a conclusão de um estudo realizado com o pardal-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis) e publicado agora na revista «Frontiers of 
Evolutionary Neuroscience».
O mesmo sistema neuronal de recompensa é activado nas fêmeas em fase de reprodução quando escutam um macho e nas pessoas quando ouvem música de que gostam”, explica Sarah Earp, que dirigiu a investigação como estudante da Universidade de Emory, EUA.
Os machos têm uma resposta diferente quando escutam o cantar de outro macho, semelhante à das pessoas quando ouvem música dissonante ou desagradável.
 
Este estudo é o primeiro a comparar as respostas neuronais dos ouvintes e enquadra-se na alargada discussão que tem sido levado a cabo por investigadores sobre a ligação entre o canto dos pássaros e a música.
Desde Darwin que os cientistas se têm interrogado se o canto dos pássaros e a música podem servir para fins semelhantes e se têm o mesmo percurso evolutivo”, diz Earp.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay