18 de janeiro de 2013

Protecção Civil aconselha medidas de precaução devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Protecção Civil aconselha os cidadãos a adoptarem medidas de precaução nas estradas e a garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas devido à previsão de mau tempo para as próximas 48 horas.

Dezasseis distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e dois a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na sequência do aviso, que prevê um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas com ventos fortes, chuva e agitação marítima, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) chama a atenção para os efeitos expectáveis da situação meteorológica como lençóis de água, piso escorregadio e possibilidade de cheias rápidas nas zonas urbanas, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
O mau tempo pode também provocar “inundação por transbordo de linhas de água nas zonas históricas mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, acidentes na orla costeira e inundações em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem”.

A ANPC refere, na sua página na Internet, que o eventual impacto dos efeitos do mau tempo pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados.
Para precaver situações graves, a ANPC aconselha os cidadãos a garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

No que diz respeito à condução, a ANPC recomenda aos automobilistas que adoptem uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, não atravessar zonas inundadas, de modo precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas, ter cuidado na circulação junto a orla costeira e zonas ribeirinhas e não praticar actividades relacionadas com o mar.

A ANPC recomenda também que as pessoas estejam atentas às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança.
Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Braga, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Faro estão hoje sob aviso laranja devido à previsão entre hoje e sábado de precipitação e vento forte, que nas terras altas podem atingir os 120 km/hora, e agitação marítima com ondas entre 4 a 5 metros.
O IPMA colocou os distritos de Évora e Santarém sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 03:00 e as 08:59 de sábado.
Também sob aviso amarelo está o arquipélago da Madeira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 km/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os 4 e os 5 metros.

O aviso laranja é o segundo mais grave na escala do IPMA, e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que se recomenda a manutenção ao corrente das condições meteorológicas e seguir as orientações da Protecção Civil.
Já o aviso amarelo é o menos grave da mesma escala e implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay