5 de fevereiro de 2013

Canaricultura de Lugo

  O presente artigo é transcrição de um livro publicado em 1794. 
É uma transcrição literal, quer dizer, em  castelhano da época.


EXPLICAÇÃO DO MODO DE CRIAR
OS PÁSSAROS CANÁRIOS

MODO DE ACASALAMENTO
PARA LOGRAR HERMOSA CASTA DE ELLOS,

COM REFLEXÕES

NÃO MENOS CURIOSAS QUE NECESSÁRIAS

SOBRE LAS SEÑALES, CAUSAS E REMÉDIOS

DAS SUAS DOENÇAS

NOVO TRATADO QUE FOI FEITO
em París Mr. Hervieux e dedicado à sua
Sereníssima Princesa.

TRADUZIDO EM CASTELHANO

COM LICENÇA

Em Barcelona. Ano de 1794
 
 

 

POR QUE TEMPO E EM QUE FORMA

es menester colocar na gaiola os Canários quando se querem ensinar a cantar por música


Com muita razão  pode-se assegurar, que ossaro Canário é que melhor canta depois  do rouxinol, e o que tem melhor peito para o canto entre todos os demais pássaros. Quando é novo, aprende con facilidade todo o que se lhes ensina, como são marchas, minuetes, etc. como tal desde que se tenha uma flauta um organito para tocar-lhe repetidamente os sons que se querem que aprendam 

Deve-se preferir o Canário ao Rouxinol no qual o rouxinol é muito  mais difícil de criar que os Canários, e em que ainda depois que se tenha trabalhado em criar um entre muitos que se morrem, é necessário mantêm-los sempre com várias pastas, insetos vermes, etc.  
Em vez que o Canário é muito fácil de alimentar, principalmente depois que tenha mudado, e que se tenha criado robusto os dois ou três primeiros meses. 
Além disso, o Rouxinol, depois de todos os trabalhos que tenha dado ao cria-lo , e que segue dando ao mantê-lo, normalmente não canta mais que uma temporada ao ano; e o nosso Canário sempre tem a garganta aberta para divertirmos. Todas estas razões creio que serão bastantes para preferir o Canário ao Rouxinol , ainda que o canto deste seja mais harmoniosos e penetrantes, em especial quando canta nos  bosques e jardins; porque eu encontro, que  numa sala reduzida atordoe  a los que de continuo o ouvem, pela força do seu peito, que grita com muita veemência, em especial quando está com o cio.

Por lo que mira al tiempo en que se deve engaiolare um Canário separado para instruir-lo, é o comum (ordinario) oito ou quinze dias depois que tenha começado a comer só, e há se colocar uma jaula coberta de um lenço os primeiros oito dias, e num sitio onde não podem ouvir a voz de nenhum outro pássaro. Executado, como se disse, tudo o referido, só o toca uma flauta ou órgão, com a prevenção de que as sonatas não sejam muito altas de tom, porque o Canário, cantando depois continuamente su són, quando lo sepa, repetindo muitas vezes ao dia, irá prejudicar os pulmões, depois se enfraquecerá, e por último morrerá.

Passados os primeiros quinze dias,se tira o lenço claro com que se tem coberta a gaiola, e em segundo lugar se cobrirá con uma saca verde ou encarnada, bem espessa e fechada; y en estas forma se mantendrá siempre hasta que sepa perfectamente el són que se le ha enseñado. 

 

Há canários que tem melhor disposição que outros para aprender: pois se experimenta, que alguns aos dois meses ya empiezan a cantar lo que se les enseña, quando otros a los seis aun no se han declarado; por este motivo es menester armarse bien de paciencia, quando se ha hecho el ánimo de enseñarles algo, porque sin ella nada se conseguirá. 

 

Quando se le eche de comer, ha de ser para dos días a lo menos, y no se le ha de echar de dia, sino es de noche con luz artificial, para que no se divierta, y aprenda mas pronto lo que se le enseña.
Por lo que mira a las sonatas, solo conviene enseñarles un buen preludio con una buena sonata; porque si les enseñas mas, confunden las unas con las otras, y por enseñarles mucho, nada aprenden perfectamente.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay