6 de fevereiro de 2013

Canaricultura de Lugo

  O presente artigo é transcrição de um livro publicado em 1794. 
É uma transcrição literal, quer dizer, em  castelhano da época.


EXPLICAÇÃO DO MODO DE CRIAR
OS PÁSSAROS CANÁRIOS

MODO DE ACASALAMENTO
PARA LOGRAR HERMOSA CASTA DE ELLOS,

COM REFLEXÕES

NÃO MENOS CURIOSAS QUE NECESSÁRIAS

SOBRE OS SINAIS, CAUSAS E REMÉDIOS

DAS SUAS DOENÇAS

NOVO TRATADO QUE FOI FEITO
em París Mr. Hervieux e dedicado à sua
Sereníssima Princesa.

TRADUZIDO EM CASTELHANO

COM LICENÇA

Em Barcelona. Ano de 1794
    

POR QUE TEMPO E EM QUE FORMA

es menester colocar na gaiola os Canários quando se querem ensinar a cantar por música


Com muita razão  pode-se assegurar, que ossaro Canário é que melhor canta depois  do rouxinol, e o que tem melhor peito para o canto entre todos os demais pássaros. Quando é novo, aprende com facilidade tudo o que se lhes ensina, como são marchas, minuetes, etc. como tal desde que se tenha uma flauta um orgão para tocar-lhe repetidamente os sons que se querem que aprendam 


Deve-se preferir o Canário ao Rouxinol no qual o rouxinol é muito  mais difícil de criar que os Canários, e em que ainda depois que se tenha trabalhado em criar um entre muitos que se morrem, é necessário mantêm-los sempre com várias pastas, insetos vermes, etc.  

Em vez que o Canário é muito fácil de alimentar, principalmente depois que tenha mudado, e que se tenha criado robusto os dois ou três primeiros meses. 
Além disso, o Rouxinol, depois de todos os trabalhos que tenha dado ao cria-lo , e que segue dando ao mantê-lo, normalmente não canta mais que uma temporada ao ano; e o nosso Canário sempre tem a garganta aberta para divertirmos
Todas estas razões creio que serão bastantes para preferir o Canário ao Rouxinol , ainda que o canto deste seja mais harmoniosos e penetrantes, em especial quando canta nos  bosques e jardins; porque eu encontro, que  numa sala reduzida atordoe  a los que de continuo o ouvem, pela força do seu peito, que grita com muita veemência, em especial quando está com o cio.





Assim, ao olhar do tempo em que se deve engaiolar um Canário separado para instruir-lo, é o comum (ordinário) oito ou quinze dias depois que tenha começado a comer só, e há que se colocar uma jaula coberta de um lenço os primeiros oito dias, e num sitio onde não podem ouvir a voz de nenhum outro pássaro. 

Executado, como se disse, tudo o referido, só o toca uma flauta ou órgão, com a prevenção de que as sonatas não sejam muito altas de tom, porque o Canário, cantando depois continuamente su són, quando sabem , repetindo muitas vezes ao dia, irá prejudicar os pulmões, depois se enfraquecerá, e por último morrerá.

Passados os primeiros quinze dias,se tira o lenço claro com que se tem coberta a gaiola, e em segundo lugar se cobrirá con uma saca verde ou encarnada, bem espessa e fechada; e nestas formas mantêm-se sempre até que saibam perfeitamente ensinadas

 

Há canários que tem melhor disposição que outros para aprender: pois se experimenta, que alguns aos dois meses começam a cantar o que se lhes ensina, quando outros aos seis ainda não se tem declarado; por este motivo é necessário armar-se bem de paciência, quando se tem feito com animo de ensinar-lhes algo, porque sem ela nada se conseguirá. 

 

Quando se lhe de comer, tem de ser para dois dias pelo menos, e não se o tenha  tenha de deitar de dia, senão é de noite com luz artificial, para que não se divirta, e aprenda mais rápido o que se lhe ensina.
Por lo que mira nas sonatas, só convêm  ensinar-lhes um bom preludio  com uma boa sonata; porque se os ensinas mais, confundem-nas  umas com as outras , e por ensinar-lhes muito, não aprendem perfeitamente.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay