6 de maio de 2014

Estudo sobre canto dos pássaros distinguido pela revista Nature

http://pt.euronews.com/2014/04/15/estudo-sobre-canto-dos-passaros-distinguido-pela-revista-nature/

Um estudo argentino sobre o canto dos pássaros foi considerado pela revista norte-americana Nature como uma das dez melhores investigações do ano passado.
A pesquisa debruçou-se sobre a dinâmica do canto dos pássaros que se encontra codificada num grupo de neurónios do córtex cerebral pré-motor.
A pesquisa poderá contribuir para a descoberta de um novo tratamento para patologias da fala em humanos, como por exemplo, a afasia, a perda da fala, depois de um AVC.

O estudo está a ser desenvolvido na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires.

Os investigadores estudaram o papel da siringe, o órgão responsável pela produção e emissão de sons nos pássaros.

“As aves usam um aparelho vocal chamado siringe. Quando o ar atravessa o espaço entre os lábios, ela começa a oscilar como as cordas vocais humanas.
Se estudarmos a física do canto dos pássaros poderemos ter pistas sobre a génese da vocalização nos humanos. E se implementares as equações matemáticas que regem o comportamento dos lábios usando um chip, poderemos criar um sintetizador vocal para aves, o que seria um protótipo para a construção de um sintetizador de voz humana”, explicou Gabriel Mindlin, investigador na Universidade de Buenos Aires.


Os investigadores estudaram os músculos que se ativam quando o pássaro canta de modo a tentar reproduzir o som de forma sintética. Esse conhecimento poderá ajudar a conceber uma prótese portátil de baixo custo.
Euronews

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay