10 de novembro de 2014

A não perder ...

LixaCidade da Lixa é uma cidade portuguesa do concelho de Felgueiras, distrito do Porto,com cerca de 9 000 habitantes (census de 2011). 
Desta fazem parte três freguesias, União das Freguesias de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, União das Freguesias de Macieira da Lixa e Caramos e União das Freguesias de Vila Verde e Santão. A área desta cidade é de 12,58 km². A cidade da Lixa fica localizada entre as cidades de Amarante e Felgueiras. Foi elevada a cidade em 19951 . É a chamada "Terra Verde". O natural desta cidade chama-se Lixense.
Contém um relevo montanhoso, destacando-se o monte do Ladário.
As atividades económicas existentes são o comércio - malhas, bordados, móveis e calçado, também se destaca as feiras);agricultura (milho, centeio, feijão, batata, cebola, fruta variada, linho, mel e o vinho verde (destacando-se o "Quinta da Lixa" que já ganhou vários prémios a nível nacional e internacional); artesanato -peças de renda e bordados de linho e algodão;pecuária -gado bovino e caprino usado na lavoura, vacarias, pocilgas e aviários; indústria (empresas de calçado (emprega 30% da População Ativa).

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay