6 de junho de 2015

@ IBERENCONTROS

Castelo Branco recebe encontro de artistas portugueses e espanhóis


Artistas portugueses e espanhóis participam de 09 a 11 de Julho, em Castelo Branco, no Iberencontros, uma iniciativa de cooperação transfronteiriça que tem como objectivo identificar o caminho para um novo modelo de gestão cultural.



«A Câmara está em diálogo com instituições espanholas no sentido de concretizar em Castelo Branco um grande encontro de artistas portugueses e espanhóis com o objetivo de incentivar a ligação dos artistas dos dois países e esbater as fronteiras no panorama cultural», disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

Revelou ainda que esta iniciativa é mais um passo no trabalho que o município tem desenvolvido na área cultural, uma das grandes apostas do actual executivo.

Segundo o autarca, "o encontro, apesar de ainda não estar decidido nem fechado, tem neste momento o programa numa fase avançada de conversações com as entidades espanholas envolvidas".

No sítio da internet do Iberencontros refere-se que o encontro cultural irá realizar-se em Castelo Branco, entre os dias 09 e 11 de Julho, e adianta que os três dias de debate e de conversa "serão cristalizados na assinatura de um documento (a Declaração de Castelo Branco), que se converterá no guia do novo modelo de gestão cultural proposto".

É também avançado que estarão no Iberencontros um total de 40 participantes, dos quais 20 artistas ou membros de colectivos artísticos portugueses e outros tantos do lado espanhol, além de poderem ainda participar membros de associações culturais e sociais locais.

Esta iniciativa vai envolver os principais equipamentos culturais da cidade durante os três dias, onde se incluem o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), o Cybercentro, Cine-Teatro Avenida, Biblioteca Municipal de Castelo Branco, entre outros.

Os colectivos de artistas que participam no Iberencontros vão dinamizar várias actividades culturais e educativas em Castelo Branco, nomeadamente exposições, intervenções artísticas, visitas a museus e a outros espaços culturais ou programas de formação artística e cultural.

Diário Digital com Lusa