21 de dezembro de 2015

Aldeia do Sabugal promove semana cultural com dezenas de artistas



A Casa da Música da freguesia de Bendada, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, está a promover uma Semana Cultural de Natal que envolve "várias dezenas de artistas", foi hoje anunciado

A iniciativa começou no domingo e inclui espectáculos musicais, teatro, exposições e a exibição de um documentário.
«Concertos de guitarra clássica, piano, violino, violoncelo, flauta e cânticos tradicionais de Natal vão marcar esta semana de intensa actividade cultural, com o ponto alto num concerto à beira do madeiro, no adro da igreja, pelas 23:00» de quinta-feira, adiantou hoje à agência Lusa fonte da organização.
O evento começou no domingo com a inauguração de uma exposição de escultura de Carlos Pinto e com um concerto pela Escola de Música de Bendada.
Para hoje, às 17:00, está agendada a inauguração de uma exposição de fotografia do jornalista Vítor Andrade, com o tema: "Bendada. Pessoas, lugares e tradições". O mesmo autor também apresentará, pelas 21:00 de terça-feira, o documentário em vídeo "Bendada, 30 anos de memórias".
No teatro, o destaque da programação vai para o "Auto de Natal", pelo Grupo de Teatro da Bendada, que será representado pelas 16:00 do dia de Natal. No dia seguinte, às 16:00, o Grupo de Teatro de Caria, representa a peça "As Lavadeiras".
Na vertente musical, estão agendados vários concertos, sendo que, segundo a organização, "a maioria dos jovens músicos que vão marcar presença na Semana Cultural de Natal são talentos criados e formados na Escola de Música da Bendada, dirigida por Luís Andrade e Filipe Fernandes".
«Alguns deles seguem já carreiras internacionais nas suas especialidades, com destaque para Diogo Andrade, actualmente a frequentar o conservatório de Maastricht, na Holanda, na área da guitarra clássica», refere a fonte, indicando que o músico dará um concerto pelas 21:30 de quarta-feira.
Inês Andrade, que interpretará um concerto de piano, pelas 21:00 do dia de Natal, frequenta actualmente o doutoramento de Artes Musicais na Universidade de Boston, nos Estados Unidos da América, depois de ter concluído o mestrado na Universidade de Nova Iorque.

Na tarde do dia de Natal, o programa inclui um momento de fado por Laetitia Alves, que integra actualmente um projecto musical denominado 'ZOP'.
A iniciativa termina no domingo com um concerto de violoncelo e flauta transversal, agendado para as 22:00.
«O mais surpreendente é que toda esta semana de intensa programação cultural se passa numa aldeia no fim da estrada, com menos de 300 habitantes, num dos concelhos (Sabugal) mais marcados pela interioridade, pelo abandono e pelo esquecimento», refere a organização.
Os promotores da Semana Cultural de Natal referem ainda que «o lema da Casa da Música da Bendada - e dos seus promotores Filipe Fernandes e Luís Andrade - é simples: 'Aqui, combatemos a desertificação com cultura'».
«A Bendada quer ser, desta forma, um exemplo para o resto das aldeias desertificadas do interior do país», rematam.
Diário Digital com Lusa