28 de março de 2019

Lisboa ganhou mais seis semanas de dias de verão nos últimos 40 anos

Resultado de imagem para canary miner

Houve entre cinco e dez dias muitos quentes e de desconforto térmico, com valores superiores a 35 graus Celsius (ºC) a mais nos últimos 40 anos em Portugal, escreve o “Diário de Notícias” (DN) na edição online desta quarta-feira (27 de março).

Por exemplo, em Lisboa, os designados «dias de verão» – com temperaturas máximas superiores a 25ºC – aumentaram em 11 por década desde 1976 (cerca de seis semanas). De acordo com o DN, verificou-se um aumento de 0,4ºC por década desde os anos 70, o que perfez um acréscimo de 1,6ºC durante este período.

Segundo Álvaro Silva, climatologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os números “estão em linha com o que os modelos climáticos já estimavam há 10 ou 15 anos”. “Isto não é um sinal ténue, é uma mudança de clima persistente e real”, disse ao jornal da Global Media.

O responsável do IPMA refere que nas últimas duas décadas sentiu-se particularmente os efeitos da falta de precipitação (-20 milímetros em cada 10 anos). Estes 20 anos “foram particularmente pouco chuvosos, com um decréscimo visível dos valores de precipitação nas últimas quatro décadas”, explicou.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay