10 de novembro de 2008

Tróia debate potencial turístico do Birdwatching


Observação de pássaros é praticada por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo
Tróia debate potencial turístico do Birdwatching Portugal possui um património natural com cerca de 330 espécies de aves

O Turismo de Portugal promove um workshop internacional dedicado ao potencial turístico da observação de aves – Birdwatching – em Portugal, nos dias 14 e 15 de Novembro, no Aqualuz Hotel Apartamentos, em Tróia.


O seminário, organizado em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, chama a atenção para as potencialidades turísticas do Birdwatching, trazendo experiências internacionais e nacionais que comprovam o interesse crescente da procura turística para este segmento.
No evento participam entidades associadas à preservação da natureza e da biodiversidade (Liga para a Protecção da Natureza e Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB) que vão salientar a importância dos valores naturais associados a esta actividade e da implementação de práticas ambientalmente sustentáveis.
Birdwatching é praticado, activamente, por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
O Birdwatching, actividade de lazer baseada na observação de aves no seu meio natural, é praticado, activamente, por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo nos países anglo-saxónicos e escandinavos.

A actividade é praticada por grupos sócio-económicos médio/alto e alto, que regularmente visitam os mais diversos países do mundo em busca de aves que não existem nos seus países.Portugal - possui um património natural com cerca de 330 espécies de avesPortugal é um destino por excelência para a prática de Birdwatching, já que possui um riquíssimo património natural com cerca de 330 espécies de aves, muitas delas com uma distribuição muito restrita na Europa e no mundo. Podem ser realizados passeios ao longo de todo o ano


Além das potencialidades ornitológicas do país, a observação de aves é uma actividade de Turismo de Natureza que não está sujeita ao efeito da sazonalidade pelo que podem ser realizados passeios ao longo de todo o ano, complementando, ou não, com outros produtos turísticos como o “city-break”. Lisboa é a única capital europeia com uma localização tão próxima de uma área riquíssima em avifauna como o Estuário do Tejo.Turismo de Natureza é um dos produtos prioritários do Plano Estratégico Nacional do Turismo O Turismo de Natureza é um dos produtos prioritários do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) e tem um forte potencial de crescimento em todo o mundo. Actualmente, representa 22 milhões de viagens na Europa mas poderá duplicar até 2015.

A maior consciência ambiental da população, a preferência por áreas turísticas não massificadas e por férias activas, assim como a procura de experiências são factores que têm contribuído, cada vez mais, para o crescimento do Turismo de Natureza.

Workshop Internacional de Turismo de Natureza “As potencialidades turísticas do Birdwatching” • 14 e 15 de Novembro (6.ª feira e sábado) • Aqualuz Hotel Apartamentos – Tróia

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay