6 de novembro de 2008

Violinista finlandês Pekka Kuusisto no sábado na CdM




O programa do concerto de sábado do violinista finlandês Pekka Kuusisto, na Casa da Música, no Porto, inclui obras de Jean Sibelius e Magnus Lindberg, disse hoje à Lusa fonte da CdM.
Será a primeira vez que a Casa da Música recebe Pekka Kuusisto, vencedor do prestigiado Concurso Internacional de Violino Jean Sibelius, em 1995, e considerado pela crítica como um dos mais singulares e versáteis violinistas da actualidade.
Para além do virtuosismo das suas interpretações na música erudita, o jovem músico finlandês distingue-se por uma «notável capacidade de improviso, a par de um inigualável domínio de dois mundos artísticos distintos, como são o da música erudita e o da «outra» música, onde cabe o jazz electrónico, o noise e os sons de raiz mais popular, dedicando a cada género a mesma intensidade».
Com a Orquestra Nacional do Porto, dirigida por Hannu Lintu, Pekka Kuusisto faz a estreia nacional do «Concerto para violino e orquestra» de Magnus Lindberg, cuja execução termina a residência artística na Casa da Música do compositor Magnus Lindberg.
O programa está inteiramente dedicado à Finlândia, completando-se, na segunda parte, com duas célebres sinfonias (Nº 6 e Nº 7) do mais representativo compositor daquele país nórdico, Jean Sibelius.
Os projectos de Pekka Kuusisto para esta temporada incluem a edição do primeiro CD de Kraft, o seu duo finlandês de violino e acordeão com Johanna Juhola, e o lançamento de Tanabata, um projecto com Eva Alkula no kantele e a artista vídeo Merja Nieminen, que junta um conto de fadas japonês a instrumentos tradicionais finlandeses e vídeo.
Colabora ainda com o jovem multipercussionista autríaco Martin Grubinger, com quem toca no Mozarteum de Salzburgo, Gewandhaus de Leipzig e Kampnagel de Hamburgo.
No Lincoln Center de Nova Iorque, apresenta uma performance que combina a Partita em Ré menor de Bach com improvisação electrónica sobre melodias de corais.
Cada vez mais, Pekka Kuusisto tem dirigido ensembles a partir do violino, papel em que se tem especializado com as orquestras de câmara de Londres, Escócia e Irlanda, a Britten Sinfonia e a Orquestra de Câmara da Europa.
Esta temporada Kuusisto actua com a Orquestra de Câmara Australiana e estreia-se com a Orquestra de Câmara de Zurique, após o regressa à Casa da Música, em Dezembro, para tocar no Clubbing.
Enquanto continua a trabalhar com as melhores orquestras mundiais, Pekka Kuusisto cria, todos os Verões, o seu próprio programa de eventos no Festival de Música de Câmara do Lago Tuusula, na Finlândia, do qual é director artístico.
Diário Digital / Lusa