18 de fevereiro de 2009

Caminho edita livro/CD «Canta o galo gordo»



Para incentivar as crianças a lerem poesia, Inês Pupo e Gonçalo Pratas escreveram e compuseram «Canta o galo gordo», um livro/CD com 16 poemas musicados que a Caminho acaba de editar.
«Canta o galo gordo - poemas e canções para todo o ano» é um livro para crianças, com ilustrações de Cristina Sampaio, que conta histórias sobre a família, as estações do ano, festividades e tradições.
O livro é acompanhado de um CD, no qual Gonçalo Pratas interpreta cada um dos 16 poemas/histórias, acompanhado por convidados como Cristina Branco, Celina Piedade (acordeão), Filipe Raposo (piano), Francisco Santos e João Pupo (guitarra eléctrica), Luís Peixoto (bandolim, flauta) e Vasco Casais (nykelharpa).
«A nossa ideia era ajudar as crianças a descobrir vários aspectos da poesia, a métrica, a sonoridade das palavras, mas de uma forma mais lúdica e os poemas ganharam vida própria com a música», explicou Gonçalo Pratas à agência Lusa.
Gonçalo Pratas e Inês Pupo trabalham para a infância há cerca de dez anos, tendo editado, por exemplo, o projecto «Buscapólos», com música para poemas do José Jorge Letria.
Professor num jardim infantil em Lisboa, Gonçalo Pratas foi compondo as músicas para os textos de Inês Pupo e ao mesmo tempo experimentando-os junto das crianças.
«Estas músicas foram vivenciadas pelas crianças, à medida que íamos compondo fomos percebendo a reacção delas», sublinhou.
Inês Pupo, psicóloga e psicoterapeuta, explicou à Lusa que os poemas têm referências pessoais, da sua infância e da relação com os avós, por exemplo, mas reflectem também o convívio diário com crianças.
«Os textos foram escritos para falar de coisas que fazem parte da vida das crianças e achámos que dentro de uma canção chegariam mais facilmente a elas», disse a autora.
Destinado a um público até aos seis anos, o livro inclui poemas sobre as férias, os avós, os meses e as cores, mas também sobre o Natal, o São Martinho e o Pão por Deus.
«Canta o galo gordo» será apresentado a 03 de Março no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa
Diário Digital / Lusa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay