20 de abril de 2010

Apontamentos traduzidos sobre canarios de canto

"Transferencia de uma nota e a sua fixação"
 Por Ricardo J. Rozas de la Cruz
Como transferir uma nota definida e que fique fixada hereditariamente a um canaril como ficar hereditariamente com um canaril consolidado formado por 8 machos e 8 fêmeas?

(Dizer que a nota está hereditariamente fixada provavelmente é muito dizer que vamos padronizar, dizendo que tenha suficiente grau de fixação para que o canário estando noutro ambiente não a perca.) e o grau de fixação consegue-se no segundo ano seguinte depois de se ter dado a muda.

Quando falo de uma nota definida, digo de uma nota dada de uma forma concreta e com uma voz concreta, é necessário primeiro conhecer perfeitamente os canários ou os canários s que vão a transmitir essa nota definida.
Devo conhecer se a nota em questão se está fixada no canário e importa para fazer bem deveríamos ter ao macho ou aos machos (melhor dois) durante um ciclo completo anual antes de utiliza-los para este fim.
Fazendo assim o canário ou os canários passarem por todos as etapas e que tu as conheças. Deves conhecer quando está cantando para a fêmea se perde a nota ou não, se a reduz na sua utilização etc.
Deves mudar na tua casa e deve de novo renascer o seu canto no teu canaril. e assim haver perdido a nota que te interessa.
No ano como adquiris-te fêmeas a ser possíveis irmãs do pássaro ou pássaros pode fazer algum cruzamento com pássaros do teu canaril para tratar de conhecer a fêmea e para ter descendentes más afines. Algum filho desses pode dar já a nota nesse primeiro ano pois a tenha escutado e esteja geneticamente mais predisposto a reproduzi-la
os pássaros tanto o que traz como os teus do teu canaril devem ter uma afinidade porque se não  o método não funciona (não o podes meter uma nota muito lenta em pássaros muito rápidos pois não estão geneticamente preparados, se é assim o método alarga unos anos mais até que consigas pássaros mais lentos).
Na minha modesta opinião muitas das vezes os pássaros que se adquirem no primeiro ano , o canto dos seus filhos é sempre muito mais rápido , sendo no ano seguinte o canto mais pausado do que o dos Pais.


Se o pássaro ou os pássaros que adquiriste depois disto te convencem, passamos ao segundo ponto que é o cruzamento genético entre os teus pássaros e os que tem as notas que te interessam (se não te convencem é porque perderam a nota ou entre os dois a cantam tão pouco que no conjunto do canaril não se ouve com suficiente assiduidade inicia o processo)

Para a eleição do canário ou canários que me interessam, visito os meus amigos que tem pássaros e tomo nota dos pássaros que escuto nos concursos interessando-me depois pelos dados do dono e as características do seu canaril (é uma das poucas vantagens que tem se em ser juiz) ao ter definido as características do pássaro ou pássaros transmissores, agora vamos a tratar de definir:
O que é um canaril consolidado e mais concretamente um de 8 machos e 8 fêmeas (ao principio pensei colocar 10 e 10 para poder ter estatísticas mas parecia-me que não se parecia a experiência que eu conheço e apenas posso falar da minha) baseada na obtenção anual de 50 canários, se tudo corre bem.
Um canaril consolidado é aquele em que convive uma estirpe, os meus pássaros (resultado de uma selecção realizada durante anos) com novas entradas estranhas que se tem adaptado a teu canaril.
No meu caso desses oito casais só são 6 pássaros meus e dois são pássaros que me interessaram em dado momento (podem ser do mesmo canaril ou de distinto em função de como se tem reconvertido ao entrar a formar parte do meu e podem ter um ano ou vários).
Entre os seis canários que são meus, todos tem distintas idades (se eu gosto muito e seguem com um canto que me interessa. Pode em ter 3 e até quatro anos)
Só ter 2 destes adultos outros dois do ano passado e me fiquei com um ou dois dos que eu gosto mais do ano em curso.
 A percentagem de fêmeas é similar ao dos machos e as idades também pelo estilo.
Não entra no meu canaril nenhum pássaro que não me interessa, mesmo que me o ofereçam, não tenho sitio, nem vontade que me desvirtue os objectivos. Só entra um pássaro se sair outro estuda-se tanto o que sai (para saber o que perde o canaril) como o que entra por seu agrado de compatibilidade (não teme sentido meter um metálico entre pássaros ocos ou um lento entre pássaros rápidos por exemplo)
Esse canaril consolidado tem umas características concretas baseadas nos meus gostos pessoais. Agora trato de que tenham uma dicção clara, boa voz e lentidão, tratando de que sejam os mais completos possíveis com respeito ao código de timbrado espanhol. Não me importa se um canário não tem uma nota ou varias mesmo que goste da sua voz, sua claridade na dicção ou sua lentidão,
Entre todos formam uma equipa de aprendizagem.  
Importa-me mais escutar o conjunto do que se ouve no meu canaril, trato de escutar como se fora o repertório de um só pássaro.
Se algum tem faltas por muito bom que seja e se deseja pode-se oferecer a alguém no caso de necessitar, devo de conhecer perfeitamente as características dos meus canários, devo saber que características genéticas canoras tem, para isso tenho pássaros de distintos anos, para fazer uma comparação entre os mais antigos e os mais novos se todos são lentos e se tenho fixada essa característica.
 Se uns são rápidos e outros lentos, não tenho nada.
 O mesmo passará com a voz e a dicção, se não encontro homogeneidade é sinal que não tenho um canaril consolidado e esta é a base do seguinte passo.
Até que não chegue a esse ponto de controlo não posso passar ao cruzamento genético com um novo canário. Não tenho garantias para tratar de incorporar um giro.
O canário harz  a propósito do timbrado, com grande carga de repertório definido (não tem praticamente repertório indefinido) igual que o harz, em aviários muito consolidados e com muitos anos de consanguinidade se colocar um professor (existe a mesma duvida e também existem as duas tendências) se sair excessivamente iguais e para poder ter padrões e abrir definitivamente a linha, é para que os deixem sem professores em voadoras. Aprendam as suas respectivas canções inclusivamente sem professores.
Os que querem abertura por excesso de repertório definido e vós quereis abertura porque não vos interessa um repertório concreto. O da ficha do timbrado mais os giros indefinidos (giros de texto fonético ilimitado, segundo o código).
Se os flóreos e flóreos lentos forem giros de texto fonético limitado (como a campainha por exemplo, o tuliii-tuliii-tuliii, o chavi-chavi-chavi, o chapoli-chapoli, etc.) ainda foram, muitos que não teria remédio de utilizar que utilizar um professor.
Em conclusão se tens um canário (s) que transmitam una nota (e essa nota esta fixada o canário (s) transmissor/es) e o cruzas com os teus canários, que deveram ter características semelhantes ou bem com filhos de irmãs que previamente cruzaste e posteriormente os utilizas de professor (es), terás bastantes possibilidades de que os seus filhos escutem a nota (como por um lado tem características prévias similares e por outro hereditariamente partilham certos factores comuns) a reproduzam numa percentagem que se irá incrementando em anos sucessivos ao incorporar o factor genético a todo o canaril.
De todas formas deverá se observar o processo para ver se efectivamente a nota cada vez é mais comum nos filhos, desvirtua-se por interpretação distinta, etc. Se depois de mudar o segundo ano seguem tendo a nota na questão podemos dá-la por fixada. Poderíamos então provar se filhos do segundo ano com a nota aprendida levados a outro canaril se a mantém ou a perde.
Estou de acordo no que se transmite são caracteres mais que notas concretas, mas os caracteres desde o ponto de vista do canto do timbrado espanhol são insuficientes para converter-se em notas por isso completa-se com outros métodos como a educação.
 O canto do timbrado espanhol é o resultado da aplicação dos caracteres (como factores internos) uma direcção ambiental regulada baseada num meio concreto (canaril consolidado ou factores externos) com o objectivo de se aproximar, segundo o critério do criador, ao standard da raça definida no código
Cumprimentos e a debater.
Ricardo J Rozas de la Cruz
Juez OMJ-COM y CNJ-FOCDE

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay