8 de abril de 2010

Apontamentos traduzidos sobre canarios de canto


Selecção e educação do canário de canto

Tudo pode ser transmissível e hereditário dependendo se vamos acreditar com a total confiança na ciência chamada genética:
Taras, saúde, doenças, efeitos, beleza... por isso é imprescindível seleccionar,
segundo o casal e os caracteres que se desejam conhecendo os seus antepassados . Procurando que, tanto a fêmea como o macho que vão formar o cruzamento, procedendo dos pais com os mesmos caracteres que desejamos reproduzir e conservar.
Conforme a ideia transmitida, procuraremos eleger para a criação o melhor macho com as melhores qualidades; exemplos disso (pode ser o ritmo, a melodia e a harmonia que cada canário tem)  
Usualmente os melhores são os que o criador gosta e escolhe para si com intenção de melhorar o seu plantel.

Ao escolher e qualificar o canto de um canário de canto para concurso; deve-se eliminar reprodutores defeituosos, tais como os que tem faltas ou pequenos defeitos que outros podem não achar que são defeitos:
Rascadas, Estridências, Nasalidades ou mistura de nasalidades.
Cor vermelha ou alaranjada e com penas frisadas.
Dentro dos melhores, pode haver dúvida na sua selecção, indo eleger o mais saudável sendo o mais saudável, com o tórax mais largo e com melhor plumagem. (no caso dos canários de Harz roller ).
Seleccionar a fêmea é mais complicado se temos em conta que esta canta pouco.
É necessário conhecer sua ascendência e comprovar se os seus antepassados se coincidem com o canto já seleccionado anteriormente, o tom e qualidade dos giros
Para isso deve-se ficar com as irmãs de algum canário que se goste ou de algum canário que tenha sido bem pontuado num concurso, a escolha dessa fêmea pode ser eleita por algumas características que se podem observar:
-Boa caixa toráxica.
-Vitalidade manifestada numa gaiola voadora.
Para se ter uma boa linha, deve-se ter em conta a consanguinidade.
Se a linhagem for muito boa deverá, deve-se criar com canários da mesma família na terceira geração.
Pode-se cruzar sobrinhos com tias e vice-versa sobrinhas com tios.
Atenção ao excesso de consanguinidade que pode levar ao que foi mencionado inicialmente.


Educação e preparação do canto
A separação dos canários jovens dos seus pais deve-se efectuar entre os vinte seis dias e os vinte oito dias depois do seu nascimento, devemos deixar posteriormente num amplo voador, sendo o desejado ao ar livre e num sitio com algum sol, com o objectivo de conseguir um bom desenvolvimento dos mesmos.
Na segunda quinzena de Setembro, uma vez que os jovens machos tenham completado a sua nova plumagem, deve-se proceder ao “enjaulamento “que consiste na separação dos machos e das fêmeas, nos casos de estarem misturados por famílias ou não.

“Enjaular/”enjaulamento:
Consiste na colocação dos canários (machos) nas gaiolas de canto deixando as fêmeas no voador.
Se existir duvida no sexo de alguns deles, deve-se proceder de igual forma com o objectivo de observar e comprovar se canta ou não.
Para evitar um prejudicial “stress” durante na primeira semana, as jaulas deveram ser colocadas umas às outras sem separadores, com o fim de isolar os mesmos.
Durante esta semana os canários deparam-se com uma nova situação, aproveitando para observar se cantam, passada esta semana vão se colocando separadores e colocando as gaiolas já com os canários separados por famílias.



Em princípio retiraram-se os “defeituosos” (aqueles que não estão aptos a concorrer em concursos com timbres, nasalidades, na generalidade tudo o que careça ou tenha uma emissão de giros “não muito limpa “.
Também deve-se proceder de igual forma com os que emitem giros correctos e pontuáveis estes, e que não sejam desejáveis para o criador.
Uma vez efectuada esta selecção deve-se proceder aos que querem manter por famílias, elegendo os que nos mais agrada com um tom limpo e com bons giros.
Posteriormente deverá ter lugar uma última selecção agrupando estes por equipas ou individuais com o fim de serem preparados a concurso.
Se numa família só temos três canários dignos de serem apresentados, podemos inscrever para serem julgados na categoria de individuais ou simplesmente ficar com esses três para próximas criações.
Uma vez preparada a equipa ou um conjunto de 3 canários individual, na minha opinião devemos ir a um concurso de canto, porque é uma forma de saber se a época de escolha dos reprodutores, da criação, e do treino dos canários do ano é compensatória.
A colocação das gaiolas consoante o gosto do criador, no entanto deve se ter em conta o seguinte: os canários que se gosta no topo e os que se gostam menos em baixo, ficando ao critério do criador e método que quiser adoptarem para escolher.
O criador deve ouvir em distintas posições tendo em conta a sua Harmonia seja “perfeita “e portanto sua colocação deve ser adequada, até chegar à posição definitiva com o objectivo de adoptar nos concursos.

Luz
A quantidade de luz óptima para o canário dependerá sempre do criador, exemplo da influência da luz:
Um macho com pouco volume de cantor e tranquilo, deverá ser colocado com mais claridade que o macho com excesso de volume e nervoso; mas nem uns nem outros não devem ser colocados nem em pleno sol, nem em completa escuridão.
O principio de diminuir a quantidade de luz que um canário jovem recebe durante a sua aprendizagem, deve-se utilizar geralmente um pano ou umas cortinas que sejam de cores claras com para os que necessitam mais luz, e azul forte e tecido grosso, para os que emitem giros demasiado altos.
Alimentação
O Canto do canário timbrado Espanhol, tambem é influenciado em grande parte pela alimentação e o clima.
Assim, em ambientes quente serão precisas sementes menos oleaginosas que em temperaturas baixas.
A alimentação com uma temperatura se m excesso de frio ou calor, pode consistir numa proporção de 70% de alpista, completando com nabiça ou de mistura.
Desde que começam comer por sozinhos, pode-se dar um suplemento alimentar
Para que um determinado canário possa emitir um giro com o mesmo tom.
O tom é a qualidade do som que nos permite distinguir de um som grave de outro agudo e o volume que outro, no canário de canto Timbrado Espanhol o tom emitido do seu canto é mais elevado sendo considerado como o tenor dos canários, é preciso que o canário possua uma estrutura semelhante no seu órgão de canto.
Isto é mais fácil de conseguir entre canários da mesma linhagem ou com parentesco directo.
 Há criadores que usam “professores” neste caso é aconselhável que estes sejam os seus antepassados mais próximos, no caso que estes não tenham defeitos nos giros.
O uso de um professor é uma escolha tão boa, porque fica ao gosto de criador decidir, ter ou ter um professor.
Não é aconselhável a educação de um timbrado com professores de outras famílias se não é completamente seguro a semelhança e veracidade do seu canto.
Não se aconselha na educação dos jovens canários mp3,cd´s ou de cassetes já que o seu som nem sempre resulta ficando o seu canto desvirtuado.
Além da razão anteriormente mencionada e a mais provável não haver afinidade do canto gravado para os jovens  a educar.
É conveniente que os jovens canários, uma vez seleccionados para ir a concurso, é necessário que os canários ouça o professora  em diferentes horas do dia e em sítios diferentes e com luz artificial com o objectivo de se ambientarem à mesma com objectivo de estarem aptos a luz existente na sala de concurso..

A temperatura
É conveniente que esteja situada entre os 18º C e 20º C, que seja uniforme e contínua. Conforme está descrito pela comissão técnica de canários de raça de canto timbrado espanhol da Federação Ornitológica Cultural Desportiva Espanhola a sala de concurso
Deverá ter a temperatura do local,onde se vai celebrar o concurso seja de uns 20 graus aproximadamente, sempre e que tenham os canários no lugar onde estão a aguardar a prova.
Assim devemos procurar dar aos canários uma certa humidade no ambiente; a ser possível isto controlando a humidade relativa do ar.

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay