18 de março de 2014

Fablab Lisboa

https://www.facebook.com/FabLabLisboa
https://www.facebook.com/FabLabLisboa
https://www.facebook.com/FabLabLisboa

Sobre

Oficina Municipal de fabricação digital.
Aberto todas as 3ª e 5ªf das 10 às 19h.
— Um projecto da Câmara Municipal de Lisboa
 
Missão
 
Carta de Princípios do FabLab: O que é um FabLab? FabLabs são uma rede global de laboratórios locais que fomentam o espirito de inovação e criatividade oferecendo acesso a ferramentas de fabricação digital.
O que está num FabLab? FabLabs possuem um inventário comum com capacidades essenciais para criar (quase) tudo, permitindo a partilha de projectos e pessoas.

O que fornece a rede FabLab? Assistência operacional, educacional, técnica, financeira e logística para além do que está disponível localmente dentro de um laboratório.

Quem pode usar um FabLab? FabLabs estão disponíveis como um recurso para a comunidade, oferecendo acesso livre a indivíduos, assim como acesso à programação agendada.

Quais são as tuas responsabilidades?

Segurança: Não ferir pessoas ou equipamento;
Operações: Ajudar com a limpeza, manutenção e melhoria do laboratório;
Conhecimento: Contribuir com documentação e instruções.

Quem possui as criações num FabLab? Projectos e processos desenvolvidos em Fablabs podem ser protegidos e vendidos sempre que desejado, mas devem permanecer disponíveis à comunidade para uso e aprendizagem.

Como podem as empresas utilizar um FabLab?

As actividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas num FabLab, mas não devem conflitar com outros usos. Tais actividades devem crescer para além do laboratório, e é expetàvel que beneficiem os inventores e os Fablabs que contribuem para o seu sucesso.

Descrição 
 
Fab Lab (abreviação de fabrication laboratory) é um laboratório de fabricação digital totalmente equipado que dá a todos, desde crianças a profissionais e empresas, a capacidade de transformar ideias e conceitos em realidade. O objectivo é que dentro deste espaço, se possa fazer quase tudo visando o desenvolvimento social e económico, seja a nível individual ou comunitário. 
 
Fab Lab é também uma comunidade internacional cujo objectivo é alcançado através da partilha do conhecimento. Tais laboratórios também compartilham equipamentos e processos, formando assim uma rede para o intercâmbio de ideias.
 
Informação geral
Nasceu pelo Professor Neil Gershenfeld, diretor do Center for Bits and Atoms, Massachusetts Institute of Technology. 
Os Fablabs estão espalhados por dezenas de países, tendo em cada país um foco proveniente dos problemas locais. Fab Labs são, principalmente, locais acessíveis onde pessoas com objetivos comuns começam a compartir conhecimento visando o bem da comunidade local, fazendo com que a pró...Ver mais
 
https://www.facebook.com/FabLabLisboa

Jan Kubelik plays "Zephyr" by Hubay